Dados recentes mostram redução do desmatamento no Mato Grosso, diz Jayme Campos
Em discurso nesta quarta-feira (10), o senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou que dados recentes divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) demonstram que o desmatamento vem diminuindo no estado do Mato Grosso.
De acordo com o Imazon, foram detectados 170 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em setembro de 2010. Dessa área, acrescentou Jayme Campos, 81,6 quilômetros quadrados estavam em território mato-grossense. O senador disse que isso indica uma diminuição no desmatamento constatado no Mato Grosso em relação a 2009.
- Em setembro do ano passado, a participação do estado no total do desmatamento foi de apenas 14%, ocupando o quarto lugar na lista dos estados responsáveis. E a tendência geral é de redução. Os dados atuais significam 21% a menos do que aqueles levantados no ano passado, os quais, por sua vez, já eram 33% menores do que no ano anterior - afirmou.
Para Jayme Campos, o governo federal deve investir na regularização fundiária e no financiamento a pequenos produtores, com o objetivo de diminuir ainda mais o desmatamento.
- As oscilações do desmatamento localizado são pontuais e é natural que aconteçam como vêm acontecendo. O que importa é trabalharmos para que seu declínio continue ocorrendo com segurança, conscientização e estímulo do compromisso indissociável entre a sociedade e estado, sempre em prol do desenvolvimento econômico e do bem-estar do povo - disse Jayme Campos.
10/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos nega aumento de desmatamento em Mato Grosso
Jayme Campos critica redução de repasses para a saúde pelo governo do Mato Grosso
Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso
Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"
Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"
Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso