DARCY RIBEIRO DÁ NOME A PRÊMIO NACIONAL DE EDCUAÇÃO



A Comissão de Educação, em reunião presidida pelo senador Joel de Hollanda (PFL-PE), aprovou hoje (dia 21) parecer favorável a projeto de resolução de autoria do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) que institui o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro, destinado a homenagear pessoa física ou jurídica que tenha oferecido contribuição relevante à causa educacional brasileira.

A proposição foi relatada pelo senador Jefferson Péres (PSDB-AM) e estabelece que o prêmio será conferido anualmente pelo Congresso Nacional em sessão convocada com essa finalidade. A sessão será realizada sempre no primeiro dia útil após o dia 26 de outubro, data de aniversário.

O projeto foi apresentado em 1996 - antes do falecimento de Darcy Ribeiro - tendo Sebastião Rocha justificadoa iniciativa de homenagear o então senador, por meio daquele prêmio, com o argumento de que "é difícil, senão impossível, abordar o tema da educação nacional sem falar da vida e dos feitos desse grande intelectual e homem público em favor da escola brasileira.

Por sua vez, Jefferson Péres destacou em seu parecer que "constitui tarefa difícil salientar os méritos de Darcy Ribeiro, tão multifacetada é a sua obra". Na opinião do senador, nada mais justo que homenagear com esse prêmio Darcy Ribeiro, "semeador de universidades em vários países, especialmente no Brasil; idealizador e realizador de importantes inovações no ensino fundamental; relator da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação", entre outras realizações.



21/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso lança regulamento de prêmio Darcy Ribeiro

Abertas inscrições para 5ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro

Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro na UnB

ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

Darcy Ribeiro era discípulo de Rondon, diz Mão Santa

Mão Santa relembra declarações de Darcy Ribeiro