Mão Santa relembra declarações de Darcy Ribeiro



Ao homenagear Darcy Ribeiro em Plenário, nesta quarta-feira (21), durante sessão especial realizada com esse objetivo, o senador Mão Santa (PMDB-PI) citou diversas declarações atribuídas ao antropólogo e educador, que morreu em 1997.

Em uma dessas citações, Darcy afirmava que "não há como negar que a culpa do atraso cabe a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio beneficio".

Outra frase, mais conhecida, é aquela em que o antropólogo, ao tratar da situação da educação no país, teria dito que "os professores fingem que ensinam, enquanto os alunos fazem de conta que aprendem". De acordo com Mão Santa, essa afirmação faria referência ao ensino oferecido na maioria das universidades brasileiras.

O senador pelo Piauí ressaltou ainda uma declaração em que Darcy diz o seguinte: "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras. Não consegui. Tentei salvar os índios. Não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".

21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Darcy Ribeiro era discípulo de Rondon, diz Mão Santa

Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro na UnB

ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

ARTHUR DA TÁVOLA HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO

ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO

ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO