ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lembrou com emoção o aniversário de nascimento do ex-senador Darcy Ribeiro, que nesta quinta-feira (dia 26) estaria completando 78 anos. Alcântara afirmou que Darcy "vive pela força de suas idéias, pelo vigor com que abraçava suas causas e pelo generoso espírito de solidariedade que sustentava suas lutas".

Darcy Ribeiro, "cujo corpo miúdo sustentava um cérebro gigante, era grandioso em tudo o que fazia", disse o senador, acrescentando que "nele, a reflexão era um ato contínuo, rotineiro, que brotava com a naturalidade dos verdadeiros sábios". Alcântara lembrou as várias facetas de Darcy Ribeiro, como antropólogo, educador, romancista e político.

- Mesmo que fiquemos apenas nos setores nos quais mais se notabilizou, ainda assim teríamos dificuldades imensas para sintetizar sua atuação. Quando insistimos em conceituá-lo, aí sim é que compreendemos a total inutilidade de fazê-lo, dada a pobreza do resultado a que chegamos - afirmou.

Alcântara lembrou os momentos de convívio no Senado, especialmente quando Darcy Ribeiro pronunciou seu primeiro discurso, quando, ao abordar sua história pessoal e sua inserção na história brasileira, confessava "o completo fracasso" de sua trajetória.

- Assim, como antropólogo, teria fracassado ao não conseguir estancar o processo de extermínio de nossos índios; como político, ocupando a Chefia da Casa Civil de um governo comprometido com as reformas de base, de que tanto carecia o país, fracassou por assistir, impotente, à derrubada do presidente João Goulart; como educador, fracassara no generoso projeto de criação da Universidade de Brasília, pois que, com a ruptura de 1964, viu sua dileta filha "cair na vida" - assinalou Alcântara.

Lúcio Alcântara disse ainda que Darcy Ribeiro era assim, alguém em que aparentes fracassos eram, na verdade, símbolo da exuberante vitória de quem passou uma vida inteira perseguindo utopias, tentando materializar sonhos e construir uma sociedade justa, fraterna, solidária e democrática.

26/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO

ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO

Dornelles lembra da devoção de Darcy Ribeiro às causas que abraçava

CARLOS PATROCÍNIO LEMBRA PROJETO IDEALIZADO POR DARCY RIBEIRO

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

LÚCIO ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE RUI BARBOSA