DataSenado: 55% acreditam em melhora da situação econômica
Em pesquisa telefônica realizada no mês passado pelo DataSenado, 55% dos entrevistados disseram acreditar que sua condição econômica vai melhorar nos próximos seis meses. Em pesquisas realizadas em maio e em novembro de 2011, esse percentual foi de 56% e 58%, respectivamente.
Na enquete mais recente – realizada em 123 municípios, com 1.227 pessoas de 16 anos ou mais, no período de 10 a 24 de julho — 52% dos entrevistados afirmaram ainda que sua condição econômica permaneceu igual nos últimos seis meses.
Saúde e corrupção
Os resultados dessa mesma pesquisa indicaram a saúde como a maior preocupação atual dos brasileiros, conforme declarado por 34% das pessoas ouvidas. Já o problema da corrupção foi apontado por 20% dos entrevistados. Ampla maioria dos entrevistados, 75%, concordaram que o Senado pode ajudar muito a resolver as duas questões.
Política e democracia
Em que pese a confiança revelada na pesquisa de que o Senado pode desempenhar importante papel na melhoria das condições de vida no país, menos de um quarto dos cidadãos ouvidos (22%) informaram ter alto interesse por política; 47% disseram ter interesse médio; e 29% declararam ter interesse baixo ou nenhum pela atividade.
A democracia, contudo, segue sendo amplamente avaliada como a melhor forma de governo pelos cidadãos pesquisados, 75%, em consonância com os resultados verificados nas duas últimas pesquisas, 76% e 73%. A pesquisa também mostrou que 75% dos entrevistados consideram o Congresso Nacional muito importante para a democracia brasileira.
Senado
Quanto ao papel do Senado na elaboração de leis que ajudem o país, 53% responderam que a instituição o cumpre “mais ou menos”; 36%, disseram que a instituição “cumpre mal”; e 9% acreditam que o Senado “cumpre bem” a tarefa. Já sobre o papel de fiscalizar as ações do governo federal, 52% disseram que o Senado cumpre “mais ou menos” tal missão; 33% acreditam que “cumpre mal”; e 14%, que “cumpre bem”.
Liberdade
Ampla maioria dos entrevistados, 86%, considerou a liberdade de imprensa como fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira. Já 75% entendem que muitos partidos políticos prejudicam a democracia no país.
Quando perguntados sobre a sua principal fonte de informações, 58% dos entrevistados apontaram a televisão. A internet apareceu como a maior fonte de informações para 23% dos entrevistados, e jornais e revistas, para 11%.
06/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisa DataSenado mostra que 61% dos brasileiros estão otimistas com situação econômica
Senadores acreditam que situação mostrada em novela pode ajudar na luta em favor dos idosos
EMTU: Melhora a situação do transporte em Embu
EMTU: Melhora a situação do transporte em Embu
Índice de famílias otimistas com melhora da situação do País em 2012 é de quase 60%
Cristovam: situação econômica é extremamente perigosa