Senadores acreditam que situação mostrada em novela pode ajudar na luta em favor dos idosos



A atriz Carmem Silva e o ator Osvaldo Louzada, que representam um casal da terceira idade na novela Mulheres Apaixonadas, participaram nesta quarta-feira (28) de audiência pública na Subcomissão do Idoso. A senadora Íris de Araújo (PMDB-GO), vice-presidente da subcomissão e autora do requerimento de convite aos atores, disse que os maus-tratos e desqualificações sofridos pelos personagens vividos por Carmem Silva e Osvaldo Louzada na novela da TV Globo são uma realidade que atinge um grande número de idosos em todo país.

- A arte está mostrando a vida. Esse casal se tornou um símbolo dos mais populares e isso nos dá esperança de podermos levar adiante nossa luta em favor de um tratamento mais dignos para os que têm mais idade neste país -afirmou ela.

O presidente da subcomissão, senador Sérgio Cabral (PSDB-RJ), concordou com a senadora. Ele destacou a influência da grande repercussão que a situação do casal de idosos da novela está tendo junto ao grande público para a aprovação do projeto do Estatuto do Idoso. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na manhã desta quarta-feira, com parecer favorável do senador Demostenes Torres (PFL-GO).

O senador Paulo Paim (PT-RJ) reforçou as palavras da senadora Íris de Araújo e do presidente da subcomissão. Ele é autor de outro projeto do Estatuto do Idoso que tramita há muito tempo na Câmara, mas nunca foi aprovado. Essa situação, segundo ele, poderá ser modificada, agora, graças à repercussão da situação vivida pelos personagens interpretados pelos dois atores na novela.

Osvaldo Louzada fez um apelo para que os senadores aprovassem o Estatuto dos Idosos. Referindo-se à aos maus tratos recebidos pelo casal da terceira idade por sua parte de sua neta, na novela, ele advertiu:

- Não podemos generalizar. Eu conheço jovens que amam os mais velhos. Em minha casa sou muito bem tratado por filhos sobrinhos e netos. Respeito e copio os jovens, que no entanto precisam da nossa experiência - afirmou.

A reunião foi acompanhada por grande número de curiosos que compareceram ao Senado atraídos pelo sucesso do casal na novela. Logo depois da reunião da subcomissão, os atores compareceram ao Plenário do Senado, onde cumprimentaram o presidente da Casa, José Sarney, e demais senadores.



28/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores acreditam que reforma política pode ser discutida já em 2004

Senadores reverenciam luta da OAB em favor da democracia no país

FAO deve incluir sociedade civil na luta contra fome e Brasil pode ajudar

Casal de idosos em novela será ouvido em subcomissão

Em homenagem aos idosos, senadores cobram votação de projetos em favor de aposentados

DataSenado: 55% acreditam em melhora da situação econômica