DataSenado: 67% dos brasileiros consideram muito importante a CPI do Apagão Aéreo
67% dos brasileiros consideram muito importante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Esse foi um dos resultados de pesquisa realizada com 1.083 entrevistados entre os dias 2 e 8 de agosto pelo Serviço de Pesquisa de Opinião Pública do Senado Federal (DataSenado). A pesquisa procurou identificar as percepções dos brasileiros sobre a crise aérea e sobre o trabalho da CPI criada no Senado.
Foram ouvidos cidadãos com mais de 16 anos que possuem telefone fixo e vivem em capitais brasileiras. O índice de erro da pesquisa é de 3,5%. O documento pretende servir como subsídio para ajudar os parlamentares a decidirem que ações devem ser adotadas no relatório final da CPI, que tem previsão de encerrar suas atividades em novembro.
De acordo com os resultados da pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) atribui ao presidente da República a responsabilidade para resolver a crise aérea e considera como objetivo mais importante da CPI criar leis para dar mais segurança a quem viaja (50%), investigar as causas e responsabilidades da crise aérea (27%) e fiscalizar o trabalho do governo na solução da crise (23%). No total, 71% dos entrevistados atribuem a crise à atuação falha do Estado.
Os resultados da pesquisa do DataSenado indicam que a maioria da população entende que a principal razão para a crise é a falta de fiscalização (51%). Em segundo lugar, aparece a opção "os aeroportos e equipamentos de segurança" (20%). Os entrevistados estão otimistas quanto ao trabalho da CPI do "Apagão Aéreo": 56% acreditam que a comissão vai ajudar a solucionar o problema, contra 41% que pensam o contrário.
Para 99% das pessoas que responderam à pesquisa, o governo deve modernizar os equipamentos de segurança de vôo. 96% dos entrevistados julgam importante melhorar as condições de trabalho dos controladores de vôo. 76% acreditam que devem ser construídos novos aeroportos e 44% consideram que a privatização de aeroportos pode ajudar a solucionar a crise.
A população não está otimista quanto à duração da crise, de acordo com o DataSenado. Para 37% dos entrevistados, a solução virá a longo prazo (mais de um ano). Mais pessimistas, 27% dos entrevistados acham que a crise não vai acabar. Apenas 19% dos entrevistados acreditam que a crise será superada a curto prazo (entre três e seis meses) e 15% , que a solução virá a médio prazo (até um ano).
18/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro
Entidades consideram diminuição da taxa de juros importante para a economia
PCdoB representa parte muito importante da história do Brasil, diz Mercadante
Encerrada reunião da CPI do Apagão Aéreo
Tem início reunião da CPI do Apagão Aéreo
CPI do Apagão Aéreo investiga acidente da TAM