DataSenado aponta rejeição a venda de cerveja nos estádios durante a Copa



VEJA MAIS

A legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros deve ser mantida também durante a Copa do Mundo de 2014. É o que pensam 80% dos cidadãos entrevistados pelo DataSenado a respeito do projeto de Lei Geral da Copa (PLC 10/2012). Já 19% dos entrevistados apoiaram a liberação da venda de bebidas alcoólicas, como deseja a Federação internacional de Futebol (Fifa) e 1% não soube responder.

A pesquisa do Data Senado foi feita entre os dias 19 e 28 de março. O instituto conversou com 1242 pessoas com mais de 16 anos, em 119 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Meia-entrada para idosos e estudantes e feriados nos dias dos jogos são outros dois assuntos tratados no levantamento. A média de apoio ao ingresso com desconto para idosos é alta, de 92%, mas, curiosamente, entre as pessoas acima 60 anos de idade observa-se o percentual mais baixo de aprovação à meia entrada - 86%. No geral, 83% defenderam o mesmo benefício para os estudantes.

Além disso, 59% das pessoas ouvidas se disseram favoráveis ao ingresso mais barato para indígenas. E 60% apoiaram o benefício para pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família.

O projeto de Lei Geral da Copa autoriza o governo federal a decretar feriado nacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira, e permite também que estados e municípios estabeleçam feriados locais durante o mundial. No cômputo de todos os entrevistados, 41% disseram apoiar feriados nacionais, e 21%, feriados apenas locais. Para 36% dos entrevistados, não há porque decretar qualquer tipo de feriado. Os resultados da pesquisa mostram que, à medida que sobem a idade, a escolaridade ou a renda, cai o apoio aos feriados.

As pesquisas do DataSenado são feitas por meio de entrevistas telefônicas, usando levantamentos por amostragem. A população considerada é a população de pessoas com 16 anos ou mais residentes no Brasil e com acesso a telefone fixo, que pode ser residencial ou comercial.

Lei Geral da Copa

O PLC 12/2012, conhecido como projeto de Lei Geral da Copa, disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, e estabelece privilégios temporários para a entidade e seus associados durante os eventos esportivos – caso da liberação de bebidas alcoólicas nos estádios. A matéria tramita em três comissões do Senado: as de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). A Fifa tem feito pressão para que seja aprovada rapidamente.



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda reprova venda de bebida alcoólica em estádios durante a Copa

Lei da Copa não vai permitir venda de bebidas nos estádios, decide base aliada

Mozarildo classifica como incoerente permissão de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa

CSS tem rejeição de 69% dos entrevistados pelo DataSenado

Portal da Copa divulga estágio das obras dos 12 estádios da Copa de 2014 em 2011

Estádios da Copa estarão prontos seis meses antes da Copa 2014, informa comitê