Mozarildo classifica como incoerente permissão de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou como “uma incoerência” o fato de a Lei Geral da Copa, aprovada na noite de quarta-feira (9) pelo Senado, permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014, já que a prática é proibida em todos os estádios brasileiros pelo Estatuto do Torcedor.

Ele disse que tramita no Congresso Nacional projeto de lei que torna mais rígida a Lei Seca, que é de âmbito nacional, mas, mesmo assim, o próprio Congresso aprovou a Lei Geral da Copa que dá liberdade aos governos estaduais e ao Distrito Federal para permitir o comércio de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa.

- No período tal pode se cometer tal infração; fora desse período, não. Isso realmente é uma incoerência – disse em Plenário nesta quinta-feira (10).

Mozarildo também ressaltou o crescente número de acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.

Em aparte, uma das relatoras da Lei Geral da Copa, senadora Ana Amélia (PP-RS), disse que também era contra a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa de 2014, mas teve de ceder.

- Eu estava, como eu disse ontem, no dilema da “escolha de Sofia”: ou proibir a bebida, como a sociedade brasileira, Vossa Excelência e eu queremos, ou quebrar um acordo internacional, firmado pelo presidente da República, em 2007, com a Fifa, em Zurique. Esse foi o motivo. Se quebrarmos unilateralmente um contrato internacional, não tem repercussão apenas sobre o esporte, mas sobre as questões econômica e jurídica – explicou Ana Amélia.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumo de bebidas alcoólicas em estádios e meia-entrada estão fora da Lei Geral da Copa, explica ministro

Estados têm legislação específica sobre venda de bebidas alcoólicas nos estádios

Paim defende proibição da venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo

Lei da Copa não vai permitir venda de bebidas nos estádios, decide base aliada

Cristovam classifica como vazios os debates feitos durante as eleições

DataSenado aponta rejeição a venda de cerveja nos estádios durante a Copa