Davim anuncia greve de médicos por honorários mais justos de planos de saúde




O senador Paulo Davim (PV-RN), em discurso nesta quarta-feira (6), anunciou a realização, nesta quinta-feira (7), de greve dos médicos que atendem por planos de saúde no Brasil. O movimento é capitaneado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica do Brasil e a Federação Nacional dos Médicos e é um protesto contra os "aviltantes honorários médicos" praticados pelos planos de saúde.

Segundo o senador, apesar de nos últimos dez anos os planos de saúde terem reajustado suas mensalidades em 133%, ou 106% acima da inflação do período, o preço de uma consulta varia de R$ 25 a R$ 40, quase sempre sendo o piso.

- Tenho convicção de que é um movimento justo e vai permitir que os médicos prestem serviço aos planos de saúde, que a sociedade seja atendida e que haja respeito e justiça nessa relação médicos/operadoras plano de saúde, com o objetivo de servir bem à sociedade - disse o senador, que é médico.

Davim também anunciou a apresentação de projeto de lei que modifica a jornada de trabalho e as férias dos profissionais de saúde que atuam em unidades de emergência e urgência. Na opinião do parlamentar, esses trabalhadores deveriam ter dois períodos de férias de 20 dias a cada 180 trabalhados, a exemplo dos que trabalham com radiação. Tais profissionais sofrem com mais frequência de doenças do estresse, como hipertensão e doenças cardiovasculares, explicou.



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim apóia médicos em reivindicações aos planos de saúde

Paulo Davim declara apoio a protesto de médicos contra planos de saúde

Operadoras de planos de saúde desrespeitam e aviltam o trabalho dos médicos, afirma Paulo Davim

Paulo Davim cobra ação mais incisiva da ANS sobre planos de saúde

Heráclito quer rever honorários pagos por planos de saúde

Planos de saúde terão de cobrir mais 60 procedimentos médicos a partir do ano que vem