Paulo Davim cobra ação mais incisiva da ANS sobre planos de saúde



Ao manifestar seu apoio à mobilização dos médicos brasileiros por reajuste dos valores pagos por seus serviços pelos planos de saúde – marcada para quarta-feira (25) - o senador Paulo Davim (PV-RN) cobrou uma atuação mais efetiva da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as empresas que operam planos de saúde.

Ele afirmou que apesar de as operadoras de planos de saúde muito frequentemente não atenderem de maneira satisfatória seus usuários e nem respeitarem acordos firmados com prestadores de serviços, sejam eles médicos, laboratórios ou hospitais, a ANS não tem cumprido a contento sua tarefa de fiscalizá-las.

— Na próxima quarta-feira, dia 25, 160 mil médicos, no Brasil, pararão durante 24 horas o atendimento aos planos de saúde. É um alerta, pedindo respeito ao seu trabalho, chamando a atenção das autoridades sanitárias, sobretudo, da ANS para esse problema, que não é novo. É um problema crônico que se agudiza. Isso exige da ANS uma atitude proibitiva desses abusos, uma postura moralizadora nessa relação entre plano de saúde/prestador e plano de saúde/usuário — disse.

Por essa razão ele anunciou que marcou audiência na próxima semana com o presidente da ANS, Maurício Ceschin, para discutir o problema e pedir uma atuação mais incisiva da entidade.

Paulo Davim manifestou ainda preocupação com a possibilidade de ocorrência de uma grave crise no setor de saúde suplementar no Brasil em função dos abusos cometidos pelas empresas operadoras de planos de saúde. Conforme destacou, essas empresas são responsáveis pelo atendimento de 47 milhões de brasileiros — 24% da população do país — que não utilizam o SUS para tratar de suas doenças



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim cobra cumprimento de resolução da ANS por planos de saúde

Paulo Davim apóia médicos em reivindicações aos planos de saúde

Paulo Davim defende rigor na fiscalização das operadoras de planos de saúde

Paulo Davim apoia reivindicações de dentistas em relação a operadoras de planos de saúde

Paulo Davim declara apoio a protesto de médicos contra planos de saúde

Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular