Heráclito quer rever honorários pagos por planos de saúde



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse ser hora de o Congresso Nacional começar a discutir a remuneração que os planos e seguros de saúde pagam aos médicos brasileiros. Em discurso de improviso na Hora do Expediente desta segunda-feira (18), o representante piauiense lembrou que há 10 anos a tabela de honorários pagos por essas instituições não é reajustada.

O parlamentar afirmou que, na outra ponta, os associados e filiados desses planos e seguros se encontram indefesos. São submetidos a filas intermináveis e, mesmo enfrentando essas filas, não conseguem fazer os exames adequados.

- É hora de levar essa questão mais a sério e com mais urgência - afirmou.

Heráclito também criticou a importação de médicos cubanos para o Brasil. Ele afirmou que visitou Cuba e não sabe o que os médicos deste país têm para ensinar aos médicos brasileiros. O senador lamentou que os médicos cubanos trabalhando no Brasil tomem empregos dos médicos brasileiros.

O parlamentar citou nominalmente diversos médicos bem sucedidos de seu estado e de outras partes do Brasil. Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) afirmou que a Medicina "é mais do que uma profissão, é uma atitude de vida". Lembrou que o dia do médico é comemorado no dia de São Lucas, o médico entre os quatro evangelistas.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Davim anuncia greve de médicos por honorários mais justos de planos de saúde

Brasil vai rever planos para conter vazamentos de petróleo

Magno Malta quer identificar origem dos honorários de advogados de narcotraficantes

Luiz Otávio quer planilhas de custos de planos de saúde

SEBASTIÃO ROCHA QUER ANALISAR PLANILHAS DE PLANOS DE SAÚDE

ROCHA QUER ENTENDIMENTO SOBRE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE