Davim elogia decisão do CNJ de afastar juiz e investigar processo de adoção na Bahia
O senador Paulo Davim (PV-RN) comemorou em Plenário, nesta quarta-feira (2), decisão unânime tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no mês passado, de afastar de suas funções o juiz da Bahia Vitor Bezerra, e abrir procedimento disciplinar para apurar se houve irregularidade em processo sobre adoção de crianças julgado pelo magistrado, na Comarca de Monte Santo, interior do estado.
De acordo, com Paulo Davim, a “desastrada” decisão judicial possibilitou que cinco filhos de uma família pobre do município fossem separados de seus pais e distribuídos pelo interior do estado de São Paulo.
Davim lembrou que o problema foi tratado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional de Internacional de Pessoas, que funcionou no Senado, e concluiu seus trabalhos no primeiro semestre deste ano.
O parlamentar disse que, ao concluir suas atividades, a CPI denunciou o juiz ao CNJ, pedindo que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Paulo Davim referiu-se ainda ao caso de cinco crianças desaparecidas no Bairro Planalto, uma área de periferia da capital de seu estado. Davim fez um apelo à Polícia Federal para que amplie as investigações sobre o fato sobretudo após o surgimento recente de indícios sobre a participação de um cidadão norte-americano, casado com uma brasileira, no desaparecimento das crianças.
— É gratificante saber que depois de dois anos de dedicação, de várias audiências e várias diligências pelo Brasil, o trabalho chega ao final com a apuração e punição de culpados por um crime que passa desapercebido aos olhos da sociedade mas está mais presente do que se imagina, e infelizmente, cujas maiores vítimas são mulheres e crianças — disse.
02/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Figueiró elogia decisão de incluir outros órgãos no processo de demarcação de terras indígenas
Paulo Davim pede adoção de políticas de racionalização do uso da água
Heráclito critica decisão do PMDB de afastar da CCJ Simon e Jarbas
Senado decide abrir processo para afastar Mário Calixto Filho
CPI DEVERIA INVESTIGAR MORTE DE JUIZ, DIZ ACM
Arthur Virgílio pede voto de aplauso a juiz que facilita adoção de crianças no Amazonas