Davim relata visita da CPI do Tráfico de Pessoas à Superintendência da PF no Rio de Janeiro
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (15), o senador Paulo Davim (PV-RN) relatou que a CPI de Tráfico de Pessoas visitou, na segunda-feira (14), a Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro para ouvir o depoimento de pessoas indiciadas por esse tipo de crime.
- Saí convencido de que o governo brasileiro precisa tomar providências de imediato. O relatório que a comissão vai produzir será uma contribuição para minimizar esse problema – disse o senador.
Davim lamentou que, muitas vezes, esse crime passe despercebido pelas autoridades. O senador lembrou que somente no ano 2000 a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma definição do crime de tráfico internacional de seres humanos. O conceito foi adotado pelo Brasil no ano de 2004.
Segundo o senador, o conceito inclui práticas como recrutamento, transferência, abrigo por meio de ameaça, rapto, fraude, engano ou abuso de poder, com pagamento ou benefícios, para que uma pessoa tenha poder sobre outra. Exploração sexual, trabalhos forçados, servidão e remoção de órgãos estão entre os propósitos do tráfico de seres humanos.
Davim disse que as estimativas indicam que o tráfico de seres humanos é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. Além disso, movimenta mais de US$ 30 bilhões anualmente, atingindo mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, cerca de 60 mil pessoas por ano são atingidas por esse tipo de crime. O senador ainda informou que, no próximo dia 28, a CPI vai até a cidade de Natal (RN), conhecer uma das principais rotas do tráfico de pessoas no país.
15/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Davim relata ações da CPI do Tráfico de Pessoas e diz que crime movimenta US$ 30 bi por ano
Lídice da Mata relata visita aos EUA para conhecer formas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas
Davim destaca audiência pública sobre tráfico de pessoas em Natal
Davim elogia novela que aborda tráfico de pessoas e destaca investigação da CPI
Paulo Davim comemora lançamento pelo governo federal de plano contra o tráfico de pessoas
CPI do tráfico de pessoas faz diligências no Rio de Janeiro