Debate sobre Manual de Comunicação Social do Senado começa com palestra de Dad Squarisi



Servidores das diversas áreas da comunicação do Senado participaram nesta segunda-feira (28) de uma palestra com a editora de opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi. Consultora legislativa do Senado aposentada, Dad falou sobre sua experiência na elaboração do manual de redação dos Diários Associados, que ganhará nova versão este ano. A palestra marcou o início das discussões abertas sobre o Manual de Comunicação Social do Senado, projeto que envolverá todos os setores da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) ao longo de 2011.

Dad Squarisi destacou que um manual de redação deve considerar a nova realidade tecnológica enfrentadas pelos profissionais de comunicação.

- É uma realidade muito nova a nossa. Nós não somos mais só jornalistas de jornal impresso, nem jornalistas de TV, nem de rádio, nem de internet. Somos multijornalistas, somos jornalistas eletrônicos - lembrou a professora, comparando os diferentes meios a "bonecas russas", já que todos seriam englobados por um veículo maior, a internet.

Durante a palestra, Dad destacou que os manuais de redação não "engessam" o texto e sim facilitam a vida do profissional de comunicação, ao evitar que se perca tempo com discussões sobre cada dúvida que aparece durante o trabalho. As discussões, segundo a professora, devem ocorrer durante a fase de elaboração do manual, com a participação de todos os interessados.

- Elaborar um manual é um grande desafio e precisa da participação de todos. Todos têm de colaborar, sugerir, criticar e divulgar. Quanto mais colaboração houver, melhor ficará o manual - aconselhou Dad.

O jornalista Max Fabiano, gerente do projeto, informou que serão formados grupos setoriais para a discussão do conteúdo. Para incentivar a participação dos servidores, foi criado um canal de comunicação por correio eletrônico, além de haver previsão de outros eventos presenciais.

- É consenso no grupo que devemos buscar ferramentas que garantam a participação de todo o corpo funcional da Secs na elaboração desse manual, seja de forma voluntária, seja por convite a quem é mais afeito ao tema, seja com comentários, e alterações no texto provisório, que ficará disponível em uma espécie de consulta pública que nós pretendemos fazer ainda este ano.



28/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM DEBATE NA TV SENADO

Conselho de Comunicação Social fará debate sobre EBC em julho

TV TRANSMITE PALESTRA SOBRE "MANUAL DO CANDIDATO"

Comissão Diretora aprova regulamentação do manual de comunicação do Senado

Secretaria de Comunicação Social amplia divulgação de notícias sobre Senado

Arthur Virgílio pede explicações a Sarney sobre troca na Comunicação Social do Senado