Debatedor questiona sustentabilidade de fundos privados de previdência
Em debate sobre a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), o presidente do Fórum Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Pedro Delarue Tolentino Filho, disse que o projeto do governo já nasceu carregando uma impropriedade: os fundos serão criados como fundação de natureza jurídica de direito privado.
Além disso, citou um conjunto de fundos de previdência de empresas estatais que são deficitários ou que estiveram nessa situação em algum momento, como o fundo de previdência dos empregados da Petrobras, o Petros, que acabou sendo socorrido com aportes do governo.
- Não é verdade que fundos são um maravilha, que os fundos são autossustentáveis e que, no final, o servidor terá sua renda garantida na aposentadoria. A história dos fundos é de rombo, quebras e de má administração da previdência complementar – alertou.
O debate é promovido pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Mais informações a seguir
19/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo quer investigação sobre transferência de recursos de previdência do servidor para fundos privados em Roraima
Sustentabilidade de planos privados de saúde preocupa ANS
Ruben Figueiró defende criação da Rede Sustentabilidade e questiona critérios do TSE
Saturnino questiona falta de garantia a fundos de pensão
Seguradoras e entidades de previdência aberta poderão comprar títulos privados
Taques questiona retirada de fundos estaduais para investimentos na Copa de 2014