DECISÃO DA CAS SOBRE COOPERATIVAS SAI NA PRÓXIMA SEMANA



O projeto de lei da Câmara que trata do vínculo empregatício entre as cooperativas e seus associados teve hoje (dia 4) sua votação adiada, na Comissão de Assuntos Sociais, para a reunião da próxima semana. O adiamento decorreu de acordo entre o presidente da comissão, senador Ademir Andrade (PSB-PA), o relator da matéria, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), e o senador Beni Veras (PSDB-CE), que, anteriormente, havia pedido vistas do projeto.

Jonas Pinheiro, que apresentou substitutivo ao projeto, sustenta em seu parecer queasupressãodo artigo 442 da Consolidação das Leis de Trabalho, segundo o qual não existe vínculo entre o empregado e a cooperativa, vai acabar como surgimento de cooperativas "fantasmas", constituídas com o afim de burlarem a legislação trabalhista e de se valerem das isenções tributárias atualmente concedidas às cooperativas.

Para ele, esse fato tem provocado sérios desgastes na imagem do movimento cooperativista brasileiro e dado prejuízos à União, quanto à Previdência Social e aos estados e municípios, por causa da evasão de arrecadação, com prejuízos para os trabalhadores brasileiros.

Conforme o relator, existem no país cerca de 1.700 cooperativas de trabalho, que, juntas, reúnem cerca de 750 mil associados, com volume de negócios da ordem de R$ 22 milhões. Ele acrescentou que esses números por si sós demonstram a importância e a abrangência das cooperativas do trabalho no Brasil e justificam a necessidade de uma legislação específica que as discipline e as normalize.

- Por esse motivo, estou apresentando no substitutivo ao PLC 31/97, capítulo específico sobre as cooperativas de trabalho, com o propósito de complementar e tornar mais contemporânea essa legislação e, em última instância, enquadrar e regulamentar essa modalidade da cooperativa e as relações com seus contratantes de serviços, bem como as vinculações empregatícias decorrentes - esclareceu Jonas Pinheiro na argumentação de seu parecer.



04/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE deve receber na próxima semana sugestões do governo para nova legislação sobre cooperativas

Decisão sobre 'royalties' deve sair na próxima semana, diz Sarney

Decisão sobre cotas em universidades fica para próxima semana

Decisão sobre lei de intervenção na economia fica para próxima semana

Decisão sobre discussão do Fundo Social do pré-sal fica para próxima semana

Decisão do Congresso sobre créditos e Orçamento fica para próxima semana