Decisão quanto à investigação não é do presidente, diz Renan



Ao ser questionado por jornalistas sobre o encaminhamento que será dado à representação protocolada junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na terça-feira (29) pelo PSOL, que solicita a apuração das recentes denúncias veiculadas pela imprensa a respeito de seu suposto envolvimento com empreiteiras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou, nesta quarta-feira (30), que a decisão quanto à instalação de um provável processo no órgão não lhe pertence.

- Essa decisão não é monocrática, não é do presidente do Senado - afirmou.

No entanto, o presidente disse acreditar que todos os esclarecimentos necessários já foram prestados. Na segunda-feira (28), Renan utilizou a tribuna do Senado para responder à reportagem publicada no fim de semana pela revista Veja, que o acusou de ter despesas pessoais pagas por um empregado da construtora Mendes Júnior.

Nesta quarta, seu advogado, Eduardo Ferrão, entregou ao corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), cópias de extratos bancários e declarações de Imposto de Renda que provariam que os recursos destinados à jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha de 2 anos e 10 meses, eram do próprio do senador, e de fonte definida.

- Com todo respeito ao PSOL, não há nenhuma investigação a meu respeito. Há um apoio unânime da Casa. Os senadores se consideraram satisfeitos com as respostas. Não há nada que não tenha sido suficientemente respondido - disse Renan.

O senador Sibá Machado (PT-AC), eleito nesta quarta-feira presidente do Conselho de Ética, afirmou que já na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 6 de junho, vai pronunciar-se sobre a representação do PSOL. Já o corregedor do Senado,Romeu Tuma, afirmou que irá encaminhar os documentos apresentados pelo advogado de Renan ao conselho.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escolha do novo presidente é decisão do Conselho de Ética, diz Renan

Garibaldi comemora decisão do STF e diz que Lula "está ficando isolado" quanto às medidas provisórias

Garibaldi comemora decisão do Supremo e diz que Lula "está ficando isolado" quanto às medidas provisórias

Bancadas se reúnem para orientar seus integrantes quanto ao futuro político de Renan Calheiros

Presidente do Banco Central é questionado quanto às altas tarifas bancárias

Presidente da Radiobrás diz que não há nada de concreto quanto à criação de TV pública com alcance internacional