Decisão sobre Venezuela no Mercosul abre última semana de votações do ano



Depois de terem esgotado a discussão sobre o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul na última quarta-feira (9), os senadores deverão, segundo acordo firmado pelos líderes, iniciar as votações da última semana de trabalhos legislativos do ano com a deliberação sobre o projeto de decreto legislativo (PDS 430/08) que aprova o documento.

VEJA MAIS

Adiada há mais de um mês, a decisão gerou divergência entre o governo e oposição. De um lado, governistas destacam a importância da adesão do ponto de vista econômico, político e cultural, ressaltando o papel de liderança do Brasil no contexto da América Latina. Já a oposição denuncia como antidemocrático o comportamento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o que seria obstáculo à integração, dada a cláusula democrática do Mercosul.

Além disso, os oposicionistas temem que as atitudes, tidas como belicistas, de Chávez perturbem as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com outros países foram do Mercosul.

O projeto foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no final de outubro, após a realização de uma série de audiências públicas com embaixadores e membros do Ministério das Relações Exteriores. O voto em separado do senador Romero Jucá (PMDB-RR), favorável à adesão, venceu o do relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), contrário à entrada da Venezuela no mercado comum. 

Extensão rural

Além da decisão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul, alguns dos cerca de60 itens da Ordem do Dia precisam ser votados ainda nesta sessão legislativa. Entre eles, o PLC 219/09, que cria a Política Nacional de Assistência Técnica e Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pronater).

A falta de acordo entre a oposição e o Ministério do Desenvolvimento Agrário impediu a votação do projeto na última terça-feira (8). A matéria tramita em regime de urgência constitucional, o que significa que, a exemplo das medidas provisórias, impede a votação de outros projetos de lei.

Na última semana, a liderança do governo informou que também são prioridadesneste fim de ano o PLC 136/08, que cria o Conselho Administrativo da Zona Franca de Manaus; o PLS 201/09, da CPI da Pedofilia, que estabelece cobrança de multa e aumenta para o período de seis meses a um ano a pena de detenção aos que incitam a prática de crimes; o PLC 32/09, que cria o Dia da Inovação; o PLC 130/07, que permite ao companheiro sobrevivente ser nomeado como inventariante; e o PLS 611/07, que estabelece limite para o aumento da despesa com pessoal e encargos sociais da União.

Prioridades da oposição

A liderança do PSDB também encaminhou à Mesa uma lista com 22 projetos que considera prioritários na Ordem do Dia, além de oito matérias extrapauta. Entre eles, o PLC 95/03, que determina a realização de eleições diretas para a escolha dos dirigentes máximos das instituições federais de educação superior - os reitores - pelo conjunto da comunidade universitária.

Está na lista o PLC 107/08, que obriga a colocação de advertência nos alimentos, bebidas, produtos dietéticos e medicamentos que contenham fenilalanina - ingrediente do aspartame - ou outras substâncias cujo consumo seja contraindicado aos portadores de deficiências do metabolismo ou doenças específicas.

O PLC 11/09, que autoriza o Executivo a instituir o Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor nas redes públicas de ensino, e o PLC 160/08, que isenta o IPI incidente sobre produtos escolares e estabelece alíquota zero do PIS/PASEP e da Cofins sobre a importação e a venda decorrente desses produtos, também estão entre as prioridades apontadas pelos tucanos.

As votações serão retomadas na terça-feira (15), às 16h.

Raíssa Abreu / Agência Senado

 Aprovada doação de área para Delegação Palestina



11/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes adiam decisão sobre Venezuela no Mercosul

Adiada decisão sobre ingresso da Venezuela no Mercosul

Líderes adiam decisão em Plenário sobre adesão da Venezuela ao Mercosul

Decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul fica para terça-feira

Decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul é adiada para terça-feira

Ives Gandra: Brasil deve adiar decisão sobre entrada da Venezuela no Mercosul