Decisão sobre vice-presidências e secretarias da Mesa deve sair ainda hoje



Os senadores vão retomar às 16h30 a reunião preparatória para concluir a eleição dos membros da Mesa para o biênio 2011/2012. A convocação foi feita pelo presidente José Sarney, ao fim do discurso em que agradeceu sua recondução ao cargo, que será seu quarto mandato no mais alto posto do Senado, o segundo consecutivo. Apesar das sucessivas rodadas de negociações desde a véspera, os partidos não chegaram a um acordo final para a composição de toda a Mesa, formada ainda pela 1ª e 2ª vices-presidências e quatro secretarias, com suplências.

Os líderes voltam a negociar antes da reabertura dos trabalhos, mas não vão partir do ponto zero. Pela manhã, já não havia segredo sobre o nome dos partidos e de seus integrantes que irão ocupar alguns dos cargos. O PT, por exemplo, pretende ficar com a 1ª vice-presidência, com a senadora Marta Suplicy (SP) no cargo. Ela venceu a disputa interna com o senador José Pimentel (CE) e será a primeira a ocupar o posto, no esquema de revezamento anual decidido pelo partido.

O critério geral que vem sendo adotado para a distribuição das vagas é a proporcionalidade partidária, como destacado pelo líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE). No entanto, os dois maiores partidos da base cederam posições para atender aos aliados. O PMDB, que teria direito a exercer a titularidade de três cargos e ainda ficar com uma suplência, cedeu uma vaga titular para o PP. O PT, a quem caberia duas titularidades, cedeu um dos postos ao PR.

O senador Eunício de Oliveira (CE), que vem negociando pelo PMDB, ao lado do líder, Renan Calheiros (AL), explica que o sentido das conversações é incluir todos os partidos na composição da Mesa. Assim, observou, desde o início poderá se estabelecer a maior harmonia possível em torno dos assuntos que exigirão a atenção do Senado a partir de agora.

Se tudo correr segundo os entendimentos estabelecidos até o final da manhã, que envolvem ainda decisões em torno dos cargos nas comissões, a oposição também está sendo contemplada. O PSDB, com 10 senadores, deverá ficar com a 1ª Secretaria, posto a ser comandado pelo o senador Cícero Lucena (PB). Com uma bancada de cinco senadores, assim como o PR e o PP, o DEM reivindicava um dos postos da Mesa, mas está inclinado a aceitar a Ouvidoria (estrutura já criada na Casa, embora dependendo de instalação).

Até agora, a composição da Mesa seria, portanto, a seguinte: 1ª Vice-Presidência com Marta Suplicy (SP); 2ª Vice-Presidência para Wilson Santiago (PMDB-PB); 1º Secretaria com Cícero Lucena (PSDB-PB); 2º Secretaria para João Vicente Claudino (PTB-PI); 3º Secretaria com João Ribeiro (PR-TO) e 4º Secretária para Ciro Nogueira (PP-PI).

O acordo a ser concluído nesta tarde deve confirmar ainda o nome do peemedebista Eunício Oliveira para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para a presidência da CAE, que estava reservada ao PT, foi definido o nome do petista Delcídio Amaral (MS) nesse primeiro ano, que cederá o lugar a Eduardo Suplicy (SP) em 2012.

Para facilitar a composição com os aliados, PT e PMDB podem negociar a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com um dos partidos da base. Já o comando da Comissão de Serviços de Infraestrutura é almejado por três partidos: o PSDB, o PTB e o PT. A oposição tem interesse de garantir duas outras: Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Outras comissões não foram citadas pelos líderes.



01/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão sobre 'royalties' deve sair na próxima semana, diz Sarney

Decisão sobre veto ao Código Florestal deve sair amanhã (24), diz ministra

Renan diz que decisão sobre processos contra senadores ainda tem de passar pela Mesa

Ministra diz a Paim que Estatuto da Igualdade Racial deve sair ainda em novembro

Mesa deve discutir na tarde desta terça-feira decisão sobre criação de cargos

Licença do Ibama para instalação de obras de Belo Monte deve sair ainda este ano