Declaração do IR é feita via internet ou por disquete



Com o avanço do uso da internet no Brasil, cada vez mais tarefas passaram a ser executadas via computador, em substituição aos tradicionais formulários de papel e comparecimento a postos de atendimento ou agências bancárias. Com a declaração do Imposto de Renda não foi diferente.

O sucesso do uso de sistemas informatizados levou a Receita Federal a dar um fim aos formulários de papel. Desde 2011 eles não são mais aceitos. Até 2010, o cidadão podia entregar o modelo de declaração nas agências da Receita ou nos Correios ou entregar um disquete com os dados nas Agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Com a grande adesão ao sistema por parte dos contribuintes e os investimentos na melhoria dos sistemas, a Receita decidiu informatizar totalmente os procedimentos relativos à prestação de contas.

A Receita Federal implementou em 1991 a declaração de rendimentos do Imposto de Renda para Pessoa Física por meio de um programa para microcomputador. A partir de 1997, passou a utilizar a transmissão dos dados via internet.

A declaração pela internet vale mais a pena devido à segurança, facilidade, praticidade de uso, redução de custos (o download do programa é gratuito), eficiência no atendimento (transmissão de declarações diretamente para a Base de Dados da Receita Federal) e comodidade (a transmissão pode ser feita da casa do contribuinte, do escritório, das estações de autoatendimento na Receita Federal ou bancos conveniados de acordo com a legislação).

Fonte:
Receita Federal



17/08/2013 22:55


Artigos Relacionados


Inácio Arruda diz que não generalizou em declaração feita no Plenário

Declaração da Rais pode ser feita a partir desta segunda-feira (17)

Unicamp: declaração de interesse por vagas pode ser feita até quinta-feira

CAE decide que devolução do IR retido a mais deve ser feita no ano da entrega da declaração

Inscrição no CAR pode ser feita sem precisar de internet

Venda de produtos da agricultura familiar será feita pela internet