Defensores de direitos humanos terão apoio da Força Nacional no Pará e Amazonas
Os defensores de direitos humanos, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - que estão no Pará e Amazonas - terão apoio dos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública para a execução de suas atividades. Na área, há permanentes denúncias de violações de direitos humanos e também de agressões ao meio ambiente por meio de ações de madeireiros.
A portaria definindo a participação dos agentes foi publicada na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial da União, com assinatura do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Em fevereiro deste ano, portaria semelhante foi assinada por Cardozo também referente aos estados do Pará e Amazonas. Em ambas as medidas, a justificativa é que a decisão foi tomada em apoio à Secretaria de Direitos Humanos, mas não especifica o número de profissionais que acompanharão os trabalhadores dos defensores na região.
Os agentes são encarregados de garantir a segurança de defensores dos direitos humanos do Pará e Amazonas devido às ameaças de mortes feitas contra os militares que atuam na região.
Desde o final do ano passado, militantes de direitos humanos e ambientalistas denunciam dificuldades para execução de suas atividades no Pará e Amazonas. Segundo eles, vários foram ameaçados de morte e autoexílio por pressão de grileiros e madeireiros nos dois estados. Um documento detalhado sobre a situação foi enviado às autoridades.
Fonte:
Agência Brasil
14/05/2012 12:23
Artigos Relacionados
Força Nacional começa a proteger defensores de direitos humanos
Defensores de direitos humanos no DF serão protegidos pela Força Nacional
Força Nacional vai defender militantes de direitos humanos no Amazonas e Pará
Senado homenageia defensores dos direitos humanos
Publicação traz relatos de defensores de direitos humanos
Paim homenageia defensores da cidadania e dos direitos humanos