DEFESA DA SOBERANIA É DESTAQUE NA HOMENAGEM DO CONGRESSO AO LÍBANO



A defesa da soberania libanesa e o direito de o país recuperar todo o seu território, com a saída das forças estrangeiras que ainda ocupam algumas de suas regiões, foi o tema central da sessão solene em que o Congresso Nacional homenageou hoje (dia 3) o presidente do Líbano, Elias Hraoui, em visita ao Brasil. Em seus pronunciamentos, os oradores destacaram, ainda, a expressiva presençados libaneses e de sua cultura em todas as regiões brasileiras.

O presidente Elias Hraoui e sua comitiva foram recepcionados no Salão Nobre do Senado pelo presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães, que tinha a seu lado o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Após trocarem impressões sobre as relações entre os dois países, Antonio Carlos Magalhães convidou o presidente libanês a assinar o livro de visitantes ilustres, e dirigiram-se ao plenário do Senado, onde foi realizada a sessão solene de homenagem ao Líbano.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) saudou o visitante em nome do Senado e o deputado Ricardo Izar, em nome da Câmara. Os dois parlamentares destacaram o fato de o Brasil concentrar a maior colônia libanesa do mundo. Ambos fizeram defesa veemente do direito do Líbano à soberania e pediram apoio à implementação da resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que determinou a saída das tropas de ocupação estrangeira do território libanês.

Os pronunciamentos dos presidentes Elias Hraoui e Antonio Carlos Magalhães também enfatizaram o direito libanês à soberania e integridade territorial e a importância do acatamento das resoluções da ONU para a promoção da democracia, da paz e do progresso internacionais.

Ao final do discurso do presidente libanês registrou-se um incidente: Luiz Campos Ribeiro, 21 anos, ameaçou jogar-se das galerias sobre o plenário, em protesto contra o caso de duas crianças brasileiras que teriam sido seqüestradas pelo pai e levadas ao Líbano. O jovem, estudante desempregado, residente em Taguatinga há cinco meses, teria tomado conhecimento do caso em um programa de televisão. Por determinação do presidente do Congresso,foi imediatamente retirado do recinto por seguranças da Casa e conduzido à 2ª Delegacia de Polícia.



03/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defesa da soberania nacional é destacada em homenagem aos 70 anos da FAB

Congresso comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com manifestações em defesa da soberania na Amazônia

Senado presta homenagem ao Líbano

EMBAIXADOR AGRADECE A ACM HOMENAGEM AO PRESIDENTE DO LÍBANO

Defesa coordena reunião para troca de contingente brasileiro no Líbano

Iniciativas em defesa da paz e da soberania das nações serão avaliadas pela CDH