Defesa do Consumidor e movimento sindical firmam parceria para formar trabalhadores mais conscientes



Parceria inédita do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça com movimentos sindicais de trabalhadores de energia, água, lixo e meio ambiente e com a Federação Nacional dos trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema) buscará a formação de trabalhadores mais conscientes em direitos do consumidor.

Durante reunião realizada no Ministério da Justiça, na quarta-feira (25), foram definidos quatro eixos de atuação conjunta. O primeiro é a realização de curso, por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, para formar multiplicadores dentro dos sindicatos e da federação. Em seguida, serão compartilhados os conhecimentos técnicos dos sindicatos em relação aos serviços de energia, água, lixo e área ambiental que possam afetar a vida dos consumidores.

Também serão constituídos grupos de trabalho para discussão de temas como: energia pré-paga, viabilidade de substituição processual em ações de defesa do consumidor.

E por fim, serão encaminhadas aos trabalhadores publicações, boletins, periódicos, estudos do DPDC, a fim de informar os sindicalizados sobre seus direitos.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



27/04/2012 14:47


Artigos Relacionados


Justiça oferece curso à distância para formar consumidores mais conscientes

Justiça e Fundação Getúlio Vargas firmam parceria em defesa do consumidor

AGU e Itamaraty firmam parceria para aperfeiçoar a defesa judicial em organismos internacionais

Paim: movimento sindical poderá "remar" contra reeleição de Lula se governo encaminhar ao Congresso reforma sindical

Paim recebe do Fórum Sindical dos Trabalhadores documento em favor da unicidade sindical

Parceria: Ipem-SP e Procon juntos na defesa do consumidor