Defesa instala mais dois hospitais de campanha da Aeronáutica e da Marinha
Por determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, as Forças Armadas continuam aprofundando a ajuda às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro. A ajuda inclui a instalação de dois hospitais de campanha (HCamp) para a realização de atendimentos cirúrgicos, de emergência, odontológicos e de outras especialidades, ambos já em funcionamento.
O Hospital de Campanha da Marinha (HCamp) em Nova Friburgo iniciou suas atividades no último sábado (15), quando começou a funcionar em plena capacidade, e já soma 914 atendimentos realizados.
Os atendimentos começaram ainda na fase de instalação do hospital, na tarde de sexta-feira (14). Neste domingo, foram realizados 428 atendimentos, sendo 13 da clínica cirúrgica, 309 da clínica médica, 8 da emergência, 51 da ortopedia, 44 da pediatria e 3 da odontologia. O HCamp está funcionando 24h, sendo de 8h às 20h em pleno funcionamento e de 20h às 8h com plantonista por especialidade.
Já os militares da área de saúde da FAB montaram, no último domingo (16), os módulos do Hospital de Campanha, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. A região também foi afetada pelas enchentes dos últimos dias. O início dos atendimentos começou hoje, segunda-feira (17). Os módulos da unidade estão instalados no Parque de Exposições do município, atendendo a pedido feito ontem pelo Comitê de Emergências local.
Segundo o diretor do hospital, tenente-coronel médico Roberto Thuri, a unidade atua em apoio à rede de saúde local e está preparada para realizar atendimentos básicos nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e odontologia. Os profissionais também estão prontos para atuar em emergências e fazer pequenas cirurgias.
“Outra preocupação são as doenças infecto-contagiosas que ocorrem em situações como essa”, disse o coronel Thuri. O HCamp é o mesmo que atuou nas últimas enchentes no Nordeste e após o terremoto no Haiti, ambos no ano passado. “Cada missão é muito especial para todos nós. Estaremos aqui para ajudar no que for preciso”, acrescentou o coronel.
O Hospital de Campanha (HCamp) tem capacidade de realizar cerca de 400 atendimentos por dia, possui centro cirúrgico, raio-X, laboratório de análises e leitos para curto período de recuperação. Serão oferecidos atendimentos ambulatoriais nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e odontologia.
Com relação ao Hospital da Marinha, a unidade conta com seis ambulâncias, duas delas UTI completas, e sessenta e oito profissionais da área de saúde. No efetivo médico estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de outros profissionais da área. Quinze voluntários pertencentes à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais atuarão em serviços de organização interna do HCamp.
A Marinha do Brasil continua prestando apoio de transporte ao Pessoal da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros com o helicóptero UH-14 Super Puma, e apoio de resgate às vítimas com uma aeronave UH-12 Esquilo. Na tarde do último domingo (16), as aeronaves realizaram resgate de pessoal nos bairros de Rio Grandina e Alto Floresta. Os resgatados seguiram para atendimento no HCamp.
Além disso, uma bomba d’água de 500 kg foi levada para a estação de abastecimento de água de Rio Grande de Cima, além de 200 Kg de água e mantimentos que foram levados para a localidade de Bairro de Fátima.
Cerca de 160 militares estão em Nova Friburgo e apóiam o Governo do Estado na ajuda às vítimas das chuvas. Além da equipe médica, fuzileiros navais e 54 viaturas foram empregados e estão sendo utilizadas como apoio logístico de transporte e para entrega de mantimentos aos desabrigados.
Exército
O Exército atua, no momento, na região serrana do Rio de Janeiro, com o seguinte efetivo: 146 militares em Nova Friburgo; 310 em Teresópolis; 66 em Petrópolis, 21 no Rio de Janeiro. As aeronaves colocadas à disposição pelo Exército para ajudar as comunidades afetadas pelas chuvas incluem 2 veículos não tripulados (Vants), 4 helicópteros HM1 Pantera e 2 helicópteros HSO HÁ-1.
Fonte:
Ministério da Defesa
17/01/2011 21:23
Artigos Relacionados
Rio de Janeiro tem mais dois hospitais habilitados a realizar transplantes
Hospital de Campanha da Marinha já realizou mais de mil atendimentos
Saúde habilita mais dois hospitais para realizar cirurgia de redução de estômago
Marinha e Aeronáutica vão distribuir ajuda a populações atingidas por enchentes no Sul
Hospital de campanha da Aeronáutica já atendeu 881 pessoas
Campanha Coração Azul instala comitê no RJ