Marinha e Aeronáutica vão distribuir ajuda a populações atingidas por enchentes no Sul



O Ministério da Defesa determinou, nesta sexta-feira (11), que a Marinha auxilie a Defesa Civil na distribuição de alimentos, água e roupas para a população das cidades São Lourenço do Sul e Turuçu, no Sul do Rio Grande do Sul. Para a realização dessa ajuda, foram deslocados para a região 25 fuzileiros navais pertencentes ao 5º. Distrito Naval, sediado na cidade de Rio Grande. 

Além da ajuda, a Força utiliza o navio patrulha Benevente, um helicóptero Esquilo, um caminhão, quatro botes e uma caminhonete no apoio às ações na região. No sábado (12), a Marinha intensifica a ajuda à população das cidades de São Lourenço do Sul e Turuçu, situadas a 190 quilômetros de Porto Alegre, uma vez que os boletins meteorológicos avisaram sobre a chegada de mais chuvas na região. 

A ministra-chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, deverão utilizar o helicóptero Esquilo, da Marinha, neste sábado, para sobrevoar não só São Lourenço do Sul e Turuçu, mas também outras áreas afetadas pelas chuvas no estado. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) também realizou, nesta sexta-feira, buscas a vítimas que ainda estejam isoladas depois das enchentes nas cidades de São Lourenço do Sul e Turuçu.

A tripulação do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) utilizou, nessas buscas, um helicóptero H-60 Blackhawk, recém-chegado para a unidade aérea. Sob orientação da Defesa Civil do estado, a tripulação também está disponível para todo tipo de apoio logístico necessário em decorrência da calamidade. 

A aeronave tem capacidade para duas toneladas de carga. De acordo com o capitão aviador Leonardo Ell, um dos pilotos do helicóptero, a tripulação está composta também por profissionais de busca e resgate, além de mecânicos. “Temos capacidade, por exemplo, para fazer resgate por guincho”. A equipe é experiente em atuações em enchentes. “Mesmo para nós, que estamos acostumados em situações como essa, consideramos o cenário impressionante”. 

Por determinação do Ministério da Defesa, o Exército também está pronto para iniciar, a qualquer momento, apoio ao transporte de alimentos e pessoas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, afetados pelas chuvas.

 

Fonte:
Ministério da Defesa



11/03/2011 20:08


Artigos Relacionados


Aprovada MP que ajuda populações atingidas por calamidades no Brasil e no Haiti

Ana Amélia presta solidariedade ao Japão e pede ajuda para cidades gaúchas atingidas por enchentes

Aprovada MP que destina recursos para as populações atingidas pela seca ou por chuvas intensas

MDA visita áreas atingidas por enchentes no Rio de Janeiro

Defesa instala mais dois hospitais de campanha da Aeronáutica e da Marinha

Passa na CAE projeto que prevê revitalização das áreas atingidas por enchentes