Definição de integrantes da CPI fica para quarta-feira



Apenas PTB e PDT indicaram nesta terça-feira (26) os nomes dos senadores que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Teoricamente, o prazo para indicação terminaria na terça-feira e, a partir de quarta-feira, caberia ao presidente da Casa, José Sarney, fazer, em um prazo de três sessões deliberativas, as nomeações para as vagas existentes. Mas a expectativa é que Sarney confirme os nomes que os líderes partidários apontem, ainda que após o prazo.

A Secretaria-Geral da Mesa divulgou na noite desta terça-feira (26) os nomes dos três senadores já indicados pelos líderes partidários para participar da CPI da Petrobras. Pelo PTB são Fernando Collor (PTB-AL), como titular, e Gim Argello (PTB-DF), como suplente. O PDT indicou Jefferson Praia (PDT-AM).

Já na CPI da Amazônia, o PTB indicou Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) como titular e João Vicente Claudino (PTB-PI) para a vaga de suplente. Também já estão confirmados na comissão da Amazônia, indicados pelo DEM, dois titulares - Jayme Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT) - e um suplente, o senador Adelmir Santana (DEM-DF).No total, cada comissão terá 11 titulares e 7 suplentes.

Obstrução

Em entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira, o líder do DEM, José Agripino (DEM-RN), informou que a oposição vai obstruir as votações no Senado em protesto à decisão do governo de não ceder a presidência da CPI da Petrobras a um parlamentar oposicionista.

- Se eles têm número na CPI para eleger o presidente e o relator, nós temos número para votar o que é do nosso interesse e nosso interesse agora é derrubar o Fundo Soberano (a MP 452/08) - afirmou Agripino.

O senador considera "muito ruim" começar a investigação na CPI "passando para a sociedade" a imagem que esta será uma comissão de um lado só.

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também em entrevista à imprensa, disse que um acordo entre governo e oposição para escolher quem ocupará a presidência da CPI seria "o melhor caminho".

Renan afirmou ainda que os três nomes do PMDB que comporão a comissão ainda estão sendo negociados. "A bancada é muito grande, são 20 parlamentares", explicou. Renan Calheiros acredita que as conversas para definir quem ocupará os cargos de direção da CPI - presidência e relatoria - começam na verdade na quarta-feira, quando os membros da comissão já estiverem definidos.



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Definição sobre veto ao projeto dos royalties fica para esta quarta-feira

Definição do presidente da CMO fica para esta quarta

Definição de novas regras para atualização de dívidas dos estados fica para quarta

Definição de critérios para presidências de comissões fica para terça-feira

Votação da Lei Pelé fica para a próxima quarta-feira

Votação da PEC dos precatórios fica para a próxima quarta-feira