Delcídio Amaral cobra investimentos da Vale no Mato Grosso do Sul




Em pronunciamento nesta terça-feira (29), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) cobrou investimentos da companhia Vale no Mato Grosso do Sul, tendo em vista que até agora os empreendimentos anunciados pela companhia para a região jamais foram cumpridos.

Mesmo que a Vale não tenha demonstrado interesse em investir em no estado, disse Delcídio Amaral, não faltam investidores interessados em implementar projetos em Mato Grosso do Sul, embora estes enfrentem inúmeras dificuldades para conseguir licença de lavra.

Delcídio Amaral disse ainda não saber se a Vale tem interesse em manter o direito de explorar o minério da região ou eventualmente evitar que outro investidor participe do processo e gere riqueza local.

- Eu não sei o que acontece, todos os interessados tem que percorrer um verdadeiro labirinto para alcançar a concessão da lavra - afirmou.

Por esta razão, afirmou, a proposta do Código de Lavra tem que ser encaminhada ao Senado, para que não haja mais empresa "sentada" em minas. Ou mesmo aquelas que utilizam um "labirinto regulatório" para impedir que outros investidores participem do desenvolvimento regional e do país.

Delcídio Amaral disse que vê com muita preocupação o "mutismo" da Vale, em vista de esforço grande do governo estadual, da bancada federal e estadual no sentido de viabilizar projetos que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Mato Grosso do Sul.

- Precisamos desses investimentos para gerar renda, diversificar nossa economia, qualificar nossa mão de obra - afirmou.

Na avaliação de Delcídio Amaral, o Brasil não será um país cidadão e não se desenvolverá se não tiver solução para as fronteiras, onde nasce a frustração e o desamparo na população, que favorecem a ação do contrabando e da ilegalidade.

O senador disse achar que a entrada da Vale na Serra do Urucum seria a "redenção" do Mato Grosso do Sul, mas afirmou estar decepcionado.

- Espero que a Vale se apresente. Até agora o posicionamento a empresa é absolutamente pífio e acima de tudo ridículo, não corresponde à história e à imagem de tudo aquilo que a Vale representava para o Brasil e em suas atividades no exterior - concluiu.



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio Amaral lembra os 34 anos do Mato Grosso do Sul

Delcídio Amaral se diz satisfeito com resultado do PT nas eleições de Mato Grosso do Sul

Delcídio Amaral quer discutir concentração de frigoríficos no Mato Grosso do Sul

Delcidio registra falecimento de radialista de Mato Grosso do Sul

Delcídio lamenta precariedade de ferrovia no Mato Grosso do Sul

Delcídio lembra aniversário de criação do Mato Grosso do Sul