Delcidio destaca a coerência do jornalista Roberto Marinho



Ao homenagear Roberto Marinho nesta quarta-feira (3), o senador Delcidio Amaral (PT-PB) disse que ele sempre atuou como jornalista e homem de opinião, tendo mantido ao longo de sua vida uma posição política clara e coerente.

- Foi ferrenho anticomunista e conservador em política - observou, ressaltando, por outro lado, que Roberto Marinho foi um liberal em matéria de economia, favorável aos mecanismos de mercado, contra o protecionismo e defensor intransigente da integração brasileira à economia internacional.

Conforme o senador, o jornalista fez duras críticas ao capítulo econômico da Constituição de 1988, por se basear em concepções nacionalistas ultrapassadas e favorecer a autarquização do país.

Delcidio lembrou a audácia empresarial de Roberto Marinho, que se lançou na área da televisão quando já passava dos 60 anos de idade. Tendo acompanhado o fracasso de outras empreitadas e sabedor dos riscos do negócio, também sabia que a televisão era ainda mais voraz do que um jornal diário, em se tratando de consumir investimentos, disse o senador.

No entanto, prosseguiu Delcidio, enquanto outros empresários da mídia vacilavam, Roberto Marinho decidiu apostar na televisão, com coragem, audácia e dinamismo nunca vistos. Durante décadas, tudo o que a Rede Globo arrecadava em publicidade e promoções era reinvestido na emissora, relatou.

Ele citou ainda declarações do ex-diretor da Rede Globo, Walter Clark, segundo o qual o reinvestimento de recursos na própria rede era o segredo do -padrão Globo de qualidade-. O que entrava, ficava na própria empresa na forma de equipamentos sofisticados e na contratação dos melhores profissionais, afirmou Delcidio Amaral, apontando como o empresário apostava no potencial do mercado brasileiro.

Mas, para o senador, o decisivo na criação do mito em torno do jornalista, ainda em vida, foi sua extraordinária capacidade de responder rapidamente aos desafios que o poder lhe colocava.



03/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia o jornalista Roberto Marinho

Monotrilho: av. Jornalista Roberto Marinho será parcialmente interditada

Trabalho de alunos da Etec Jornalista Roberto Marinho é exibido em transporte público de SP

Lily Marinho diz que é uma grande honra receber o diploma das mãos de Sarney, amigo de Roberto Marinho

Hélio Costa destaca facilidade de Roberto Marinho para aglutinar pessoas e estimular talentos

ROBERTO SATURNINO DESTACA PASSAGEM DO DIA DO JORNALISTA