Delcídio destaca pontos do acordo entre Brasil e Paraguai sobre Itaipu



O senador Delcídio Amaral (PT-MS) relatou reunião que teve com o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Carlo Mateo Balmelli, para tratar do acordo entre os governos brasileiro e paraguaio sobre a divisão da energia daquela usina.

Delcídio destacou, entre os pontos do acordo, notas reversais, que possibilitarão corrigir o valor do megawatt/hora que é pago à energia fornecida pelo Paraguai ao Brasil. A correção do valor, afirmou o parlamentar, dará ao Paraguai "recursos adicionais que vão garantir implementação políticas públicas do presidente [Fernando] Lugo, que olhem para o social sem se esquecer do desenvolvimento do Paraguai".

Outro importante item do acordo é a construção de uma linha de transmissão de 500 kilovolt que irá de Itaipu até Assunção. A construção dessa linha de transmissão estará aberta a empresas e fornecedores brasileiros.

- Será a redenção para o suprimento de energia do Paraguai. A nova linha de transmissão permitirá a instalação de novas indústrias no Paraguai - afirmou Delcídio, ressaltando que essas empresas poderão ser brasileiras.

O senador ainda destacou a construção de uma ponte interligando o Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Essa ponte, assinalou Delcídio, permitirá o escoamento da produção dos dois países, facilitando o comércio bilateral. Para Delcídio, a melhoria da situação econômica e social do Paraguai trará benefícios ao Brasil, diminuindo, por exemplo, o contrabando de armas provenientes daquele país.

O senador informou que Carlo Mateo Balmelli - que já foi já foi presidente do Congresso, já foi vice-chanceler e é, para Delcídio "um dos melhores quadros do governo Lugo" - conversaria ainda nesta terça-feira (3) com o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). Nesta quarta-feira (4), terá uma conversa com o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) e, possivelmente, com o líder do PT, Aloizio Mercadante (PT-SP), sobre o acordo, que terá de ser aprovado no Senado para entrar em vigor.



03/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova acordo entre Brasil e Paraguai sobre excedente de energia de Itaipu

Suplicy ressalta benefícios do acordo Brasil-Paraguai sobre Itaipu

Brasil e Paraguai retomam discussões sobre a revisão de tarifas de Itaipu

Alvaro Dias critica Lula por alterar o tratado Brasil-Paraguai sobre Itaipu sem a anuência do Congresso

AGU garante cumprimento de acordo de seguridade social entre Brasil e Paraguai

Plenário aprova acordo entre Brasil e Paraguai para gestão da bacia do Rio Apa