Delcídio do Amaral quer debate sobre concentração no mercado de frigoríficos



O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) relatou, nesta quinta-feira (24), sua participação em reunião da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça sobre a concentração do comércio de carne entre poucas grandes empresas no país. Segundo ele, o tema será debatido pelos senadores, em audiência pública conjunta das comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Assuntos Econômicos (CAE), provavelmente em 20 de junho.

– Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 70% de sua carne sendo comercializados por somente dois frigoríficos. Isso foi reiterado na reunião que tivemos hoje pela manhã no Ministério da Justiça – informou.

Para a audiência pública, adiantou o senador, estão convidados dirigentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Agricultura, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos maiores frigoríficos do país, JBS-Friboi e Marfrig.

O objetivo do encontro, de acordo com o senador, será discutir o “excesso de concentração da comercialização de carne”.

Delcídio relatou que também participaram da reunião na SDE o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), deputados federais sul-mato-grossenses e pecuaristas do estado, inclusive o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia. O grupo foi recebido pelo secretário de Direitos Econômicos, Vinícius Carvalho.

Para Delcídio, a concentração de mercado vem causando o fechamento de pequenos e médios frigoríficos em todo o país.

– Não podemos deixar que os pequenos e médios frigoríficos desapareçam. E nossa preocupação envolve não só os produtores, mas os consumidores finais também – disse.



24/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio Amaral quer discutir concentração de frigoríficos no Mato Grosso do Sul

Delcídio Amaral propõe debate sobre petróleo e critica proposta de nova lei para o setor

Concentração do mercado de sementes em debate

Debate na CRA aponta preocupação com concentração no mercado de sementes

Saturnino quer debate sobre concentração de renda no segundo turno da eleição presidencial

Delcídio Amaral quer PAC para as regiões de fronteira