Delcidio elogia seminário sobre desenvolvimento nas fronteiras



O senador Delcidio Amaral (PT-MS) destacou nesta quinta-feira (11) em Plenário a realização em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, do seminário A Faixa de Fronteira e o Desenvolvimento. Conforme depoimento de Delcidio, o evento foi rico em reflexões sobre -o antigo sonho de integração do continente latino-americano-.

As vantagens de uma integração nos campos econômico, político e estratégico seriam inegáveis para o Brasil, que possui um fronteira terrestre com diversos países latino-americanos, no total de 15.719 quilômetros.

- Poderíamos garantir a segurança e a integridade geopolítica de nossas fronteiras comuns, hoje praticamente abandonadas, desprotegidas e sabidamente ameaçadas pelo crime organizado e por interesses internacionais altamente perigosos para a segurança de toda a região - disse o senador.

Delcidio lamentou que, apesar do imenso patrimônio econômico a explorar em conjunto, o intercâmbio entre o Brasil e esses países seja dos mais modestos. O desejável seria o estabelecimento de uma área de livre comércio nas regiões de fronteira, segundo o parlamentar. Do ponto de vista da soberania, seria necessário investir recursos na construção de rodovias e ferrovias e na modernização de portos e sistemas de comunicação.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Ramez Tebet (PMDB-MS) apartearam Delcidio para elogiá-lo pelo pronunciamento.



11/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcidio vai propor seminário sobre a água, em junho

Delcidio pede maior segurança nas fronteiras

Delcídio pede atenção às fronteiras, 'verdadeira origem dos males' da segurança pública

USP promove seminário sobre Desenvolvimento Sustentável

Empresários do Xingu participam de seminário sobre desenvolvimento

Secretaria de Desenvolvimento promove seminário sobre competitividade