Delegação norte-americana discute parcerias para legado pós Copa
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Cyro Miranda (PSDB-GO), e a vice-presidente, senadora Ana Amélia (PP-RS), receberam nesta terça-feira (12) visita de delegação liderada por Reta Jo Lewis, a representante do governo dos Estados Unidos, para discutir a experiência norte-americana de transformação do legado de grandes eventos esportivos em projetos de desenvolvimento.
Conforme explicou a senadora Ana Amélia, a delegação busca oportunidades de cooperação com o Brasil para transferir a experiência dos Estados Unidos de inclusão social a partir do legado deixado pela Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos que foram sediados naquele país.
– São projetos muito interessantes, envolvendo crianças e jovens em atividades esportivas, especialmente em zonas de vulnerabilidade e risco – relatou Ana Amélia, se referindo a ações realizadas pela Fundação de Futebol dos Estados Unidos, criada após a Copa do Mundo sediada naquele país em 1994.
Os projetos apoiados pela fundação tiveram início com recursos gerados com a realização da Copa, sendo posteriormente alimentados por parcerias com empresas privadas ligadas ao esporte.
– É uma oportunidade importante para o Brasil, pois [a experiência norte-americana] pode servir de referência para o nosso país. Eles estão chegando antes da Copa e assim nós podemos nos preparar para atuar quando terminar a copa – disse a senadora.
Na opinião de Reta Lewis, que é a representante para Assuntos Intergovernamentais Globais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, os jogos devem resultar em oportunidades para todos e não apenas para aqueles que vão até os estádios assistir às partidas. Ela considera que as diferenças entre Brasil e Estados Unidos não dificultam a troca de experiência entre os dois países e acredita que serão possíveis as parcerias com governos estaduais e municipais, empresários, universidade e organizações governamentais.
Para o presidente da Fundação de Futebol dos Estados Unidos, Ed Foster, que integrou a delegação em visita à CE, a experiência norte-americana em comunidades menos favorecidas mostrou que o esporte é um forte instrumento de inclusão social e de promoção da saúde de crianças e jovens.
12/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Covas discute comércio eletrônico com delegação norte-americana
HUGO NAPOLEÃO RECEBE DELEGAÇÃO NORTE-AMERICANA
Governo discute legado social da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016
Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana
Delegação de Massachussets visita o Senado, 'em busca de parcerias'
‘Obras são principal legado do PAC Copa do Mundo para BH’, afirma diretor