DEM indica Marco Maciel para assumir presidência da CCJ



O partido dos Democratas indicou nesta terça-feira (7), por unanimidade, o nome do senador Marco Maciel (DEM-PE) para assumir a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em substituição ao senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), falecido no último dia 20 de julho. A informação foi dada no início da tarde desta terça-feira pelo líder do DEM, senador José Agripino (RN), logo após reunião do partido.

A indicação de Marco Maciel será apresentada oficialmente na reunião da CCJ marcada para as 10h desta quarta-feira (8), quando os parlamentares do colegiado reúnem-se para eleger o novo presidente. A reunião será presidida pelo vice-presidente da comissão, senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Segundo o Regimento Interno do Senado, em caso de vaga, o preenchimento dos cargos de presidente e vice-presidente das comissões será feito por meio de eleição realizada nos cinco dias úteis que se seguirem à vacância. Como a morte do senador pela Bahia ocorreu no recesso parlamentar, esse prazo começou a contar a partir da quarta-feira (1º), quando teve início o segundo semestre legislativo.

Antonio Carlos Magalhães, que completaria 80 anos no dia 4 de setembro, estava internado no Instituto do Coração de São Paulo (Incor) desde o dia 13 de junho, devido a uma insuficiência cardíaca que levou à falência múltipla de órgãos.

Antonio Carlos Peixoto Magalhães Júnior, filho e primeiro suplente de ACM, assumiu a cadeira de Antonio Carlos nesta terça-feira, com mandato parlamentar até o dia 31 de janeiro de 2011.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CTNBio indica nomes para assumir presidência da comissão

Marco Maciel saúda indicação de José Jorge para presidência da CEB

Presidência do Senado recebe comunicado de renúncia de Roseana para assumir governo do Maranhão.

Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel

Cepa indica preferidos para a Presidência

PMDB indica Tebet para a presidência do Senado