DEM vota contra parecer de Cafeteira caso Conselho de Ética resolva não continuar investigações



O DEM é a favor da continuidade das investigações sobre denúncias envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros. Caso não seja esse o entendimento do conselho, os senadores do partido votarão pela rejeição do relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que pede o arquivamento de representação encaminhada pelo PSOL para verificação de quebra de decoro parlamentar por parte de Renan.A informação foi dada no início da tarde desta quarta-feira (20), pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), ao sair da reunião do partido convocada para discutir a posição do DEM em relação à questão.

A representação do PSOL foi baseada em denúncia da revista Veja. Na matéria, é dito que parte das despesas pessoais de Renan era paga pelo funcionário da Mendes Júnior Cláudio Gontijo.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), relator ad hoc do parecer de Cafeteira, que está de licença médica, afirmou na manhã desta quarta que já foi esclarecido que Renan que tem rendimentos financeiros suficientes para pagar a pensão alimentícia de sua filha. Por esse motivo, o novo relator entende que a representação do PSOL deve ser arquivada. Ele admite, no entanto, que outras questões a serem investigadas devem estar contidas em nova representação ao conselho.

Para Wellington, as investigações das novas denúncias surgidas na imprensa - relacionadas à suposta utilização de notas frias para comprovação de venda de gado -, deveriam ser conduzidas nos fóruns adequados (Polícia Federal, Ministério Público, Receita Federal, entre outros) e, caso fossem encontradas irregularidades, poderia ser apresentada uma nova representação ao conselho.



20/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética vota relatório sobre caso Jader na quinta-feira

Epitácio Cafeteira renuncia a vaga no Conselho de Ética

Conselho de Ética vota relatório sobre denúncias contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota relatório sobre acusações contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota nesta quarta abertura de processo contra ACM e Arruda

Conselho de Ética vota quarta-feira relatório da representação contra Renan