Demóstenes: 473 matérias foram examinadas pela CCJ no semestre



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aproveitou a última reunião antes do recesso parlamentar para fazer um balanço das propostas examinadas pela comissão no primeiro semestre de 2010. O saldo foi de 473 matérias apreciadas no período, algumas de grande interesse da sociedade, como o projeto Ficha Limpa (PLC 58/10), o Estatuto da Igualdade Racial (substitutivo do PLS 213/03) e a PEC do Divórcio (PEC 28/09).

VEJA MAIS

Durante a prestação de contas, Demóstenes destacou outras propostas "de igual relevância e importância" aprovadas pela CCJ neste semestre. Algumas delas, inclusive, já se transformaram em lei, como o Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010); o que concede auxílio especial aos dependentes de militares brasileiros falecidos no terremoto do Haiti (Lei nº 12.257/10); e o que regula a contratação de serviços de publicidade prestados à administração pública (Lei nº 12.232/10).

Outras ainda aguardam a sanção do presidente da República, como o PLS 95/07, que acrescenta ao Código de Processo Civil (CPC) a conversão consensual da separação em divórcio por via administrativa; o PLS 267/09, que altera o CPC e o Código Civil para assegurar a ampliação dos direitos civis dos companheiros na união estável; e o PLC 20/10, que define e pune a síndrome da alienação parental - quando o pai ou a mãe tenta prejudicar a relação dos filhos com o outro genitor.

A CCJ deve voltar a se reunir no dia 4 de agosto, após o fim do recesso parlamentar. Ciente das dificuldades para realizar votações em período eleitoral, Demóstenes pretende, pelo menos, votar as matérias em pauta que sejam consensuais.

Votos de aplauso

Antes de terminar a reunião, Demóstenes apresentou, em bloco, parecer pela aprovação de quatro requerimentos de voto de aplauso. O quinto requerimento votado, de autoria do senador José Nery (PSOL-PA), recebeu parecer contrário do relator. A proposta elogiava o atendimento prestado pelos servidores do CIR-Papuda (Centro de Internamento e Reeducação da Penitenciária da Papuda, em Brasília) ao preso político italiano Cesare Battisti.

- É uma vergonha que Cesare Battisti ainda esteja aqui no país. Ele já deveria ter sido extraditado - afirmou Demóstenes, recebendo o apoio do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA).

Simone Franco / Agência Senado



14/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACORDO COM FMI E MEDIDAS PARA AJUSTE FISCAL FORAM MATÉRIAS EXAMINADAS PELA CAE

Marco para o gás e criação da Super-Receita foram destaques entre propostas examinadas pela CAE em 2006

CAE aprovou no semestre punição para crimes cometidos pela internet e outras 60 matérias

Matérias examinadas pelo Senado Federal em 2008

Indicações de três embaixadores serão examinadas pela CRE

Denúncias de Requião serão examinadas pela procuradoria do Senado