Demóstenes apresenta na terça segundo relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, Demóstenes Torres (DEM-GO), deverá apresentar nesta terça-feira (3), às 10h, o segundo relatório parcial do colegiado sobre a crise do setor aéreo brasileiro, apontando, sobretudo, as causas mais importantes dos atrasos em vôos verificados nos principais aeroportos do país nos últimos meses.

Para elaboração de seu texto, Demóstenes vai se basear nos depoimentos tomados de diversos especialistas e militares responsáveis pelos órgãos de monitoramento do espaço aéreo no Brasil, tais como o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e o diretor-geral do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), major-brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso.

No primeiro relatório parcial, restrito às causas e conseqüências do acidente em que estiveram envolvidos o jato Legacy com o Boeing 737-800 da Gol, Demóstenes responsabilizou por crime culposo os quatro controladores de vôo e os dois pilotos norte-americanos do jato Legacy. No acidente, ocorrido em setembro de 2006, todos os 154 ocupantes do avião da Gol morreram.

Na terceira fase das investigações, a CPI do Apagão Aéreo deverá investigar denúncias de irregularidades e desvio de verbas públicas na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Após a apreciação do relatório, ocolegiado deverá votar ainda requerimentos do relator Demóstenes Torres solicitando a Controladoria Geral da União (CGU) o compartilhamento dos sigilos bancários e fiscal de funcionários da Infraero e de empresas que firmaram contratos com a estatal.



29/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo será apresentado na terça-feira

Demóstenes inicia leitura de seu relatório na CPI do Apagão Aéreo

Segundo relatório da CPI do Apagão Aéreo propõe privatização de aeroportos

CPI do Apagão Aéreo vota relatório final nesta terça-feira

Demóstenes apresenta nesta quarta primeiro relatório parcial

CPI do Apagão Aéreo poderá pedir investigação na Anac, diz Demóstenes