Demostenes diz que documentário mostra também falência da segurança
Ao afirmar que o documentário Falcão - Meninos do Tráfico, apresentado pelo programa Fantástico, da TV Globo, no domingo passado (19), estarreceu, indignou e comoveu a quem o assistiu, o senador Demostenes Torres (PFL-GO) frisou que a situação mostrada não é conseqüência apenas de um problema social: ela também sinaliza a falência da segurança pública brasileira.
- Por conta da minha experiência de promotor de Justiça, de ex-chefe do Ministério Público e de ex-secretário de Segurança Pública e Justiça, consegui dominar a emoção natural para tentar compreender o documentário como uma representação do passivo da segurança pública no Brasil. E de como a escola em tempo integral é, ao lado de um sistema criminal eficiente, o melhor remédio para combater tamanha iniqüidade - afirmou.
Demostenes Torres lamentou que as crianças brasileiras retratadas no filme brinquem de traficantes na favela, manipulando com destreza armas como um fuzil AK-47. Grande parte delas, desdentada e faminta, a serviço das drogas. O senador constatou ainda que, no Brasil das periferias, o ordenamento legal foi substituído pelo estatuto social do crime e o Estado transformou-se em uma instituição desmoralizada a ser abatida.22/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Documentário mostra importância do Senado
Documentário mostra história do Senado
Cícero Lucena aponta falência da segurança pública na Paraíba
Vieira aponta para a falência da segurança pública do Estado
Documentário da TV Senado mostra os desbravadores do Brasil
Documentário na TV Cultura mostra a trajetória de Antunes Filho