Demóstenes Torres pede saída de dragas do Rio Araguaia
Ao relatar sua participação na Expedição Araguaia Vivo, destinada a avaliar as condições ambientais do Rio Araguaia, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) exigiu, em discurso nesta quarta-feira (24), a retirada imediata de mais de 52 dragas de mineração de diamantes flagradas no local durante a vistoria ao rio, ocorrida no último final de semana.
Inconformado com o fato de as autoridades ambientais que participaram da expedição não terem, até o momento, anunciado qualquer providência para impedir o funcionamento dos equipamentos de mineração, Demóstenes se comprometeu a enviar pedidos a várias autoridades, entre as quais o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco.
- O que se está calculando é que essas dragas do Araguaia revolvam por semana o equivalente para se refazer as duas torres do World Trade Center destruídas no atentado terrorista. Por semana é isso que se retira dali de pedras. As dragas jogam no rio, todos os dias, mais de mil litros de óleo diesel e lubrificantes que matam os peixes - denunciou.
Da expedição participaram também, informou o senador, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; o secretário de Planejamento do Estado de Goiás, Oton Nascimento Júnior; e o superintendente regional do Ibama, Ary Soares dos Santos.
Em apartes, os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Demóstenes.24/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia pede providências do Senado em relação a Demóstenes Torres
PSOL pede abertura de processo contra Demóstenes Torres
Demóstenes Torres pede leis para punir pedofilia na Internet
Demóstenes Torres pede que MP investigue denúncia contra indigenista da Funai
Humberto Costa pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes Torres
Demóstenes Torres pede desculpas à Itália pela libertação de Cesare Battisti