Denatran defende educação e fiscalização para reduzir acidentes



Durante evento em comemoração ao centenário da Legislação de Trânsito, nesta quinta-feira (27), o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, afirmou que, ainda é preciso investir em ações de fiscalização, embora a legislação de trânsito tenha evoluído nos últimos anos.

“Nesses 100 anos de legislação, muita coisa evoluiu, porém, a fiscalização ainda é algo que preocupa no País”, afirmou.

Peres, que também é presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ressaltou que o crescimento de ações de fiscalização vai contribuir para redução do número de acidentes.

Para o ex-diretor do Denatran, Délio Cardoso, que também participou do evento, a fiscalização é importante, porém, é fundamental conscientizar as pessoas de suas responsabilidades no trânsito.

“A palavra-chave é educação. Não adianta falar de fiscalização se as pessoas não têm consciência de seu papel no trânsito. Acredito que pelo trânsito conseguimos aferir o grau de educação das pessoas. Eu defendo a educação no trânsito para formar o cidadão”, disse.

No encontro, o Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran e o Contran, lançou a edição comemorativa 100 Anos de Legislação de Trânsito no Brasil, publicação que traz os principais documentos sobre o trânsito editados no período de 1910 a 2009.

“O livro é uma homenagem a todos os que trabalharam na construção da Legislação Brasileira de Trânsito e também uma forma de preservar a história dessa legislação”, avaliou Alfredo Peres.

O Denatran irá distribuir 50 mil exemplares aos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e a universidades públicas.

Fonte
Agência Brasil



27/05/2010 20:11


Artigos Relacionados


Denatran e Ministério da Saúde lançam Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito

Crivella manifesta preocupação com aumento dos acidentes nas estradas e defende projeto que pode reduzir o consumo de álcool

Lançada campanha para reduzir acidentes no trânsito

Governo divulga campanha para reduzir acidentes de trânsito

Traçado da Transamazônica pode ser alterado para reduzir acidentes

Governo federal fiscaliza rodovias para reduzir acidentes