Traçado da Transamazônica pode ser alterado para reduzir acidentes
O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu quer mudar o traçado da Rodovia Transamazônica (BR-230), no trecho que corta a cidade de Altamira, no Pará. O objetivo é evitar que o movimento de veículos, cada vez mais intenso por causa das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, resulte em um número maior de acidentes.
“Vamos levar essa questão a Brasília”, disse o coordenador do escritório de Representação Geral da Presidência da República na Casa de Governo em Altamira, Avelino Ganzer, após se reunir com representantes da Norte Energia, empresa responsável pela usina; do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit); da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da prefeitura de Altamira.
“Foi acordada a necessidade de uma nova abordagem e de planejamento para que a rodovia tenha uma nova alça viária para contornar a cidade”, disse o representante da Casa Civil. Gasnzer explicou que o Dnit tem uma previsão orçamentária de R$15 milhões a R$ 17 milhões para asfaltar o trecho da Transamazônica que passa por Altamira. “De forma consensual, avaliamos que esse investimento pode ser aplicado na melhoria do traçado [da rodovia] para desafogar o trânsito de caminhões, desviando-os para fora da cidade.”
O relatório da reunião já foi enviado por e-mail para o Ministério do Planejamento e para a Casa Civil. “Há um consenso de que essa obra precisa ser feita. Agora, vamos apresentar a proposta em Brasília e discutir a parte técnica e a questão das licenças”, completou.
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17/04/2012 20:01
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