Dengue será debatida em audiência pública



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em sua reunião desta quarta-feira (16), requerimento do senador Inácio Arruda (PC do B-CE) para a realização de audiência pública sobre o tema "doenças negligenciadas", entre as quais a dengue, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da DNDi (Drugs for Neglected Diseases Initiative/ Drogas para Doenças Negligenciadas).

VEJA MAIS

Na justificativa do requerimento, Inácio Arruda argumenta que a DNDi propõe ações efetivas contra aschamadas "doenças negligenciadas", que são doenças tropicais infecciosas para as quais não há tratamento adequado, entre elas a leishmaniose, a malária, a doença de Chagas e até a dengue, cujo recrudescimento no Brasil vem causando uma epidemia.

O senador explicou que a audiência pública destina-se a examinar e a propor providências para debelar essa epidemia, bem como para afastar o risco de novas epidemias de qualquer uma dessas doenças tropicais, que são endêmicas em várias regiões do Brasil.

O senador Flávio Arns (PT-PR) lembrou que muitas doenças já têm medicamento reconhecidamente eficaz, mas o Ministério da Saúde não atualizou sua lista de medicamentos aprovados nos últimos seis anos. No caso da epidemia da dengue, trata-se de um exemplo típico de política pública negligenciada, advertiu.



16/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei de saneamento será debatida em audiência pública

Venda de TVA será debatida em audiência pública

PEC sobre refugiado será debatida em audiência pública na CCJ

Indústria química será debatida em audiência pública

Assistência farmacêutica no SUS será debatida em audiência pública

Atividade de telemarketing será debatida em audiência pública