Denise Abreu diz ter votado a favor de parecer da Anac, e não à venda da Varig
Em resposta ao senador Renato Casagrande (PSB-ES), a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu disse, há pouco, que apresentou voto favorável não à venda da Varig, mas ao parecer do procurador-geral da autarquia que orientava juridicamente o colegiado.
- Votei confortavelmente porque está registrada a minha posição no Ministério Público e não aprovei operação. O diretor Leur [Lomanto] propôs que a AGU [Advocacia Geral da União] fosse ouvida no resguardo da legalidade do processo. Isso foi levado a uma reunião com a Erenice [Guerra, da Casa Civil]. Depois nos foi dito que a AGU não poderia se manifestar, a não ser por solicitação do presidente da República, e que assim não poderíamos recorrer a parecer da AGU - relatou Denise Abreu.
A ex-diretora da Anac disse ainda:
- Se votei de forma errada, também estarei sujeita a algum tipo de ação do Ministério Público Federal. Não terei problema em respondê-la. Não imaginem vocês que estou aqui falando para me preservar no Ministério Público. Eles têm autonomia e eu acredito nessa instituição.
Renato Casagrande observou ainda que, em relação à sucessão tributária da Varig, vale o que está escrito na Lei de Recuperação de Empresas, atualmente em vigor.
11/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anac não tinha interesse em beneficiar outras empresas aéreas com falência da Varig, diz Denise Abreu
Denise Abreu confirma que Varig foi arrematada contra parecer de procurador da Fazenda
Denise Abreu relata pressões no processo de venda da Varig e da Variglog
Denise Abreu admite ter sofrido pressões de Dilma Rousseff na venda da Varig e da VarigLog
Denise Abreu lança dúvidas sobre compra da Varig pela GOL
Denise Abreu diz que recebeu de Dilma Rousseff ordem para elaborar plano de contingência pós-Varig