Departamento penitenciário e defensoria pública avaliam projeto de visita virtual à presos



Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Defensoria Pública da União (DPU) participam, Brasília, do 1º Encontro para avaliação e planejamento da assistência jurídica e do projeto Visita Virtual nas penitenciárias federais. A reunião pretende avaliar a atuação da Defensoria Pública no Sistema Penitenciário Federal e o andamento das visitas virtuais.

Cerca de 500 presos das quatro penitenciárias federais, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), já podem receber visitas de familiares por meio de videoconferência.

A visita é realizada por meio de equipamento chamado Codec, um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem. As penitenciárias federais e as Defensorias Públicas de todas as capitais são equipadas para permitir aos presos rever suas famílias através de visitas virtuais. A conexão é feita por meio de rede segura, para garantir a inviolabilidade na transmissão de dados.

Lançado em maio de 2010, o projeto é parte de uma parceria entre Depen e DPU que pretende aproximar os presos das suas famílias, que muitas vezes, moram em outros estados e não possuem condições financeiras para o deslocamento. Cerca de 50% dos presos federais fizeram o cadastro para receber visitas virtuais.


Fonte:
Ministério da Justiça



02/12/2010 15:40


Artigos Relacionados


Projeto Visita Virtual pode aproximar presos de familiares com mais segurança

Emendas da CCJ ao Orçamento beneficiam Ministério da Justiça, Defensoria Pública, Fundo Penitenciário e Justiça Federal

Menos de 20% dos presídios têm creche, diz diretor do Departamento Penitenciário

Departamento Penitenciário Nacional vai reaparelhar escolas de gestão penitenciária dos estados

Serys propõe que decisão sobre bloqueio de celular nas prisões seja tomada pelo Departamento Penitenciário Nacional

Projeto aproxima Defensoria Pública da sociedade