Projeto Visita Virtual pode aproximar presos de familiares com mais segurança



O Projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial, em exposição no 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal pretende através de uma tela semelhante à de um computador encurtar a distância entre os detentos e seus familiares. Por meio de um equipamento chamado Codex, do tamanho de um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem, os presos podem se comunicar com suas famílias. O projeto é desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. Foram investidos R$ 1 milhão para sua implantação.

A tecnologia de reprodução de imagem e som tem o mesmo efeito dos sites de bate-papo. Há uma diferença grande, no entanto, em relação à transmissão de dados, já que a conexão é estabelecida através de uma rede segura. "A imagem e o som trafegam em uma rede VPN. Por dentro dela, não circulam outras informações", explica André Luiz Cunha, diretor de Políticas Penitenciárias do Ministério da Justiça. 

Os terminais já estão instalados em quatro penitenciárias federais e em cada uma das 27 Defensorias Públicas da União, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. Até o início de junho, o sistema vai funcionar nos complexos penitenciários federais localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). As visitas poderão ser solicitadas pelos 479 detentos do sistema e agendadas a cada 15 dias.


Fonte: 

Ministério da Justiça



15/04/2010 20:20


Artigos Relacionados


Departamento penitenciário e defensoria pública avaliam projeto de visita virtual à presos

CCJ pode votar Estatuto da Juventude e proibição da visita íntima para presos perigosos

CCJ aprova projeto que regula transferência de presos para prisões de segurança máxima

CCJ pode votar projeto que visa garantir assistência educacional aos presos

Agricultores familiares terão ferramenta virtual para compra e venda de produtos

CCJ pode votar projeto que dificulta progressão de regime para presos por crimes hediondos