Depois da expedição ao Pólo Norte, TV Cultura envia jovem à Amazônia
Nova expedição faz parte do projeto “Meu Aniversário em 2050” realizado em parceria com TV da Coréia do Sul
Depois de enviar a estudante paulistana Bárbara Jéssica da Silva Paes, de 14 anos, ao Pólo Norte para verificar in loco os efeitos do aquecimento global nas geleiras da Noruega (no período de 28 de julho a 5 de agosto), a TV Cultura organizou nova expedição. Neste domingo (19), a emissora manda o jovem Guilherme Carnaúba, também de 14 anos, à Amazônia, para verificar os efeitos do aquecimento global na maior floresta tropical do planeta.
Essa expedição dá continuidade ao projeto Meu Aniversário em 2050, realizado em parceria com a KBS – TV pública da Coréia do Sul. O trabalho abrange documentários gravados no Pólo Norte – com a participação de jovens da Itália, França, Austrália, Japão, Bangladesh e Coréia, além do Brasil – e no país de origem de cada estudante. No caso do Brasil, foi escolhida a Amazônia.
A escolha
Guilherme participou dos testes que a TV Cultura realizou para levar estudantes ao Pólo Norte. “Quando fui chamado para realizar novos testes para enviar outros estudantes para a Amazônia, verifiquei primeiro os vídeos do projeto Pólo Norte e gostei muito do desembaraço do Guilherme. Ele é muito articulado e inteligente. Outro fator que chamou minha atenção foi a sua aparência. Ele tem um rosto jovem e simpático, quase de menino, diferente da maioria dos candidatos”, explicou Ricardo Dias, diretor de cinema e TV da Cultura.
Guilherme mora em Campinas e estuda no Colégio Anglo, onde freqüenta o ensino médio. “Fiquei sabendo do projeto Pólo Norte na minha escola de inglês. Participei dos testes e fiquei surpreso quando fui indicado para essa expedição à Amazônia,” disse o jovem. Guilherme participa com outros condôminos do projeto de reciclagem no prédio onde mora e defende a idéia de que todas as pessoas devem descobrir novos métodos que ajudem a combater a poluição do planeta.
Documentário
Guilherme visitará a Amazônia entre os dias 19 e 25 deste mês. O prazo poderá ser estendido, por causa das chuvas que ocorrem na região durante esta época do ano. A gravação será realizada nos municípios de Santarém e Monte Alegre, no Pará, e resultará em documentário de 7 minutos, que fará parte de um programa com as produções dos países que participaram da primeira fase do projeto. Os documentários serão exibidos pela TV Cultura e KBS. “Durante a viagem, entraremos em contato com a comunidade jovem da Amazônia e vamos explicar quais as conseqüências do desmatamento na região sobre o aquecimento global. Somente com a conscientização das pessoas é que poderemos reverter essa situação que o nosso planeta está enfrentando”, finalizou o estudante.
Claudio Soares e Maria Lúcia Zanelli
Da Agência Imprensa Oficial
(I.P.)
08/17/2007
Artigos Relacionados
Expedição mapeia biodiversidade no norte da Amazônia
Raupp: usinas do Rio Madeira são empreendimento mais importante para o Norte depois do Polo Industrial de Manaus
Governo envia à Assembléia projeto que cria Pólo Cerâmico na Campanha
Expedição financiada pelo CNPq descobre fóssil de tatu gigante no Norte do País
Senado celebra 370 anos da expedição de Pedro Teixeira à Amazônia
Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte