Raupp: usinas do Rio Madeira são empreendimento mais importante para o Norte depois do Polo Industrial de Manaus



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comentou em Plenário, nesta sexta-feira (13), recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e de outras autoridades do Executivo ao canteiro de obras das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. Na ocasião, também foi assinado convênio do projeto Acreditar, que irá viabilizar a capacitação de profissionais da própria região, pela empresa Odebrechet, para trabalhar nas usinas.

Depois do Polo Industrial de Manaus, que, segundo Raupp, resultou na geração de mais de 400 mil empregos, as usinas do Rio Madeira foram apontadas como o empreendimento mais importante para a Região Norte. Com uma linha de transmissão com mais de dois mil quilômetros de extensão, indo de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), a energia gerada em Santo Antônio e Jirau será suficiente para abastecer o equivalente a 50% das residências do país, acrescentou o peemedebista.

A forma de qualificação de mão de obra para as duas usinas foi outro aspecto a impressionar Raupp. Atualmente, a Odebrechet já capacitou e empregou mais de duas mil pessoas em cada uma delas, havendo a tendência de geração de mais de dez mil empregos diretos nessas obras. Na assinatura do convênio do projeto Acreditar, o parlamentar informou que várias pessoas hoje empregadas, mas antes dependentes do programa Bolsa Família, aproveitaram o evento para devolver o cartão de benefício.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) destacou a importância de se priorizar a capacitação de mão de obra local em vez de buscá-la fora da região.

Por fim, Raupp se disse preocupado com a crise no campo e com problemas de regularização fundiária em seu estado. Como a maioria das propriedades em Rondônia não tem documentação, fez um apelo para que, enquanto a situação não for resolvida, os produtores não sofram pressão do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nem restrição na concessão de crédito agrícola.



13/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio reafirma importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte

Pólo Industrial de Manaus lucra mais de US$ 21 bi em 8 meses de 2010

Polo industrial de Manaus gera 110 mil postos até novembro e fatura 24% a mais que em 2009

Eduardo Braga alerta para riscos ao Polo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio pede planejamento para o pólo industrial de Manaus

Pólo Industrial de Manaus inspira projetos para outros estados