Depois de debater CPI da Petrobras, CCJ inicia votação de projetos



Depois de decidir sobre questionamentos à instalação da CPI da Petrobras, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) inicia a análise de sua pauta de votações, com 35 itens. Entre as matérias, está projeto de lei do senador Armando Monteiro (PTB-PE) que altera o Código Penal para reprimir crimes ocorridos em manifestações ou concentrações de rua (PLS 508/2013).

A proposta recebeu substitutivo do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), que optou por aumentar as penas para crimes já previstos no código caso sejam decorrentes da prática de vandalismo. Também é considerado como circunstância agravante o uso de máscara, capacete ou qualquer outro utensílio que dificulte a identificação de quem comete o crime em atos públicos.

Cartão de crédito

Outra matéria de interesse social em pauta é o projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) proibindo comerciantes de cobrar preços diferentes para o mesmo produto no caso de pagamento à vista ou no cartão de crédito (PDS 31/2013).

A derrubada da resolução, proposta pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), tem voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A argumentação usada para justificar o cancelamento da medida, em vigor desde 1989, parte do princípio de que ela viola direitos individuais e cria uma obrigação sem base constitucional ou legal.

Mais informações a seguir



09/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário inicia votação de critérios do FPE para depois de 2015

Demóstenes inicia votação de projetos na CCJ

CAE inicia reunião para votação de projetos

CAE inicia reunião para votação de projetos

Comissão de Justiça inicia votação de projetos

Jucá: votação do Orçamento só depois de manifestação do STF