Deputado recebe secretário da Cultura
A proposta de criação do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura foi o principal tema do encontro do líder do Partido Popular Socialista, na Assembléia Legislativa, deputado Bernardo de Souza, com o secretário da Cultura do Estado, Luiz Marques. A audiência, requerida pelo integrante do Executivo gaúcho, ocorreu ontem (09/04), no gabinete do parlamentar.
Segundo Marques, o deputado foi o primeiro a receber a minuta do projeto, em razão da dedicação do parlamentar às questões culturais e das iniciativas que vem sugerindo neste campo ao longo de seus dois mandatos.
Bernardo de Souza escolheu a cultura como uma de suas principais áreas de atuação. Como resultados desta escolha apresentou projetos, transformados posteriormente em leis, declarando patrimônios culturais do Estado a casa em Pelotas, onde morou o escritor João Simões Lopes Neto, as áreas históricas da cidade , bem como dos municípios de Rio Grande, Piratini, Jaguarão e Mostardas, e do 3° distrito de Arroio Grande, denominado Vila Santa Isabel do Sul.
O parlamentar é favorável ao fundo, "desde que não mexa com os recursos que a Lei de Incentivo à Cultura destina à liberdade de criação artística". No ano passado, apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, propondo juntamente a criação de um fundo estadual de cultura, com recursos distintos dos previstos pela legislação existente. Bernardo de Souza defende a existência de mecanismos que facilitem o acesso de pequenos e médios empreendedores ao sistema de incentivo às produções culturais. Este é o objetivo da Lei 11.598/2001, de sua autoria, promulgada na semana passada pela Assembléia Legislativa, em cerimônia que contou com a participação dos produtores culturais e de inúmeros representantes da classe artística.
Junto com Marques, participaram da audiência o diretor-geral da secretaria, Charles Kiefer, e o assessor técnico, Alpheu Godinho.
/17:00/
Artigos Relacionados
Secretário da Habitação recebe deputado Said Mourad
ACM RECEBE SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO DA BAHIA
Deputado Vieira da Cunha confirma indiciamento do secretário José Paulo Bisol
Secretário do Tesouro diz que dívida está sob controle, mas deputado sugere gastar reservas internacionais
ACM RECEBE VISITA DE EX-DEPUTADO
ACM RECEBE DEPUTADO PORTUGUÊS