DER: 66 anos de história na construção das principais rodovias do Brasil
Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 7
Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 7 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) comemora nesta sexta-feira, dia 7, 66 anos de existência com uma programação que inclui ato ecumênico e homenagens aos funcionários que participaram da história do desenvolvimento rodoviário do Estado de São Paulo. Fundada em 1934, a autarquia, ao longo de sua existência, criou tecnologia própria e desenvolveu importantes sistemas de pavimentação para a implantação de cerca de 25 mil quilômetros de rodovias no Estado e mais 9 mil quilômetros de estradas vicinais. A história da construção dos pioneiros caminhos paulistas começa, efetivamente, em 1939, quando o então superintendente do órgão admitiu como prioridade mais relevante a construção das Vias Anchieta e Anhangüera. A primeira inaugurada em 1947 e a segunda, no trecho Jundiaí/São Paulo, em 1948 – ambas pavimentadas em placas de concreto. Seguiu-se então um longo período rodoviarista na história paulista, com um aumento considerável na malha viária. De 1947 a 1950 a pavimentação da Anhangüera chegou até Campinas e as obras do trecho até Limeira foram iniciadas. Até 1958 foram pavimentados 2.400 km e, nos quatro anos seguintes, mais 3.100 km. Além da implantação de mais de 2 mil quilômetros de novas estradas. A partir de 1966 o DER ganha mais impulso e executa 4.100 km de pavimentação e obras de recapeamento. Na década de 70, tem destaque a duplicação da Via Anhangüera – entre Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra –, o prolongamento da rodovia Castello Branco (entre os km 268 e 315) e a construção da Mogi/Bertioga. Nos anos 80 a prioridade passou a ser a pavimentação de estradas vicinais, consideradas de grande importância para o escoamento das cargas dos pequenos agricultores do Interior do Estado. O Governo Covas implanta sua marca ao renegociar vários contratos de obras que se encontravam paralisadas, autorizando o DER a finalizar a duplicação de 320 km da rodovia Marechal Rondon – a maior auto-estrada do Oeste paulista, que beneficia diretamente mais de 5 milhões de habitantes em 40 municípios entre Bauru e Castilho. Em parceria com a União, inaugurou a grande ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, em Rubinéia, ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul e permitindo a integração do transporte por ferrovia, rodovia e hidrovia. O DER duplicou a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, entre Monguagá e Itanhaém, além de autorizar a contratação de projeto para estender a obra até Peruíbe. Entregou a duplicação da SP-127, de Rio Claro a Piracicaba e de Tatuí a Itapetininga. Além disso, entregou ao tráfego o trecho Presidente Prudente/Presidente Epitácio da rodovia Raposo Tavares totalmente duplicado. Também deu continuidade ao Programa de Vicinais com a pavimentação, até 1999, de 2.083 km de estradas, sendo cerca de 350 km somente na região Sudoeste, a mais carente do Estado. A meta do órgão é completar 4 mil km de vicinais até 2002, um recorde nunca antes atingido. Acompanhe a programação da festividade: - 10h00 Ato Ecumênico - 11h00 Apresen07/07/2000
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